Sabe aquela roupa, livro, calçado ou algo não perecível que você não usa mais e fica armazenado em sua casa? Vem aí uma oportunidade de boa destinação, através da 5ª Feira de Economia Solidária, evento institucional do IFMT.
Segundo a professora Mileide Terres de Oliveira, coordenadora do curso técnico em comércio integrado ao nível médio da instituição, a feira tem por objetivo a troca de produtos e se vale de uma moeda social, o IQUÊ.
Pela dinâmica definida, ao levar algo que não usa mais a um ponto de troca, as pessoas recebem essa moeda social, no valor equivalente, e no dia 03 de dezembro, na Praça da Bíblia, das 09 às 16 horas, poderão comprar o que estiver disponibilizado, inclusive mudas de plantas ou produtos da horta comunitária do IFMT.
“Trata-se de uma ação solidária, uma economia sustentável, não precisa se produzir mais; uma roupa não usável que se tenha em casa, por exemplo, pode servir para outro”, destaca Mileide, lembrando que só a moeda IQUÊ será válida no dia da Feira, daí a importância da troca antes.
Pontos de coleta
Os pontos definidos em Juína são o IFMT, toda quarta feira, das 11h40 às 12h40 e no intervalo das aulas no período noturno, das 20h40 às 21 horas, nas Praças da Bíblia e do Módulo 05, no mesmo dia, das 13 às 17 horas e uma vez por mês, em data a ser anunciada, nos estacionamentos dos supermercados Pascoalotto centro e do módulo 05 e do supermercado Favorito, do Bairro Padre Duílio.
Os castanheirenses também poderão participar. Nos dias 03 de setembro e 29 de outubro uma equipe de alunos e servidores do IFMT estará no Comercial Santos, na Av. Gilio Rezzieri, 631, no centro da cidade, fazendo o recolhimento de produtos e efetuando o pagamento com a moeda IQUÊ, que credencia a participação na feira, no dia 03 de dezembro, na Praça da Bíblia, em Juína.
Importante lembrar que a ação de recebimento de produtos nos pontos e troca pela moeda IQUÊ já está em curso.