Por mais que muitos que se exercitam diariamente tenham deixado de fazê-lo, especialmente nos últimos dois meses, com o avanço do coronavírus, especialistas tem destacado que os benefícios desta atividade para a saúde estão mais do que comprovados.
Pesquisa recente indica que o índice de sedentarismo cresceu significativamente neste período. As notícias sobre o avanço do vírus teria contribuído para a falta de motivação de alguns para continuarem ou para iniciar uma atividade.
“A grande dificuldade para muitos é começar, pois depois que a gente começa é mais fácil continuar”, destaca o médico Moacyr Scliar. Segundo ele, a primeira pergunta que surge é: quanto de exercício podemos praticar?
Para o Centro de Controle de Doenças, CDC, órgão do governo americano, 30 minutos por dia de atividade física moderada, cinco ou mais dias por semana, ou 20 a 60 minutos de exercício mais intenso, três dias ou mais, é o ideal.
Perguntado sobre como saber se o exercício é moderado ou intenso, Dr. Moacyr indica um critério simples: no moderado, você consegue conversar com outra pessoa, no intenso, não. “Para a maioria de nós, a atividade física moderada é suficiente”, destaca.