Um grupo de 10 mulheres da Igreja Presbiteriana do Brasil em Castanheira e o pastor da Igreja, Welinton Roque, o Baininho, se encontram em Dourados, Mato Grosso do Sul, onde participam do Encontro do Centro Oeste das mulheres de seus sínodos.
Baianinho é Secretário Sinodal do trabalho feminino do Sínodo Matogrossense - o outro do Estado é o Centro América – que atua como uma espécie de orientador pastoral. Cynthia Feguri, de Cuiabá, que também está em Dourados, é presidente.
O tema do evento, que conta com a participação de 350 mulheres e tem reuniões e cultos na Igreja Presbiteriana Central de Dourados, instituição histórica no presbiterianismo, com mais de 70 anos, e conhecida como a “Igreja do Relógio”, é “Mulheres Conectadas em Amor”, compartilhado por vários preletores.
Numa das atividades da programação deste sábado, 1º de junho, os participantes estiveram na Missão Evangélica Caiuás, que atende uma das maiores nações indígenas do país e que já tem a Bíblia traduzida para a língua de seu povo.
O presbiterianismo da IPB se confunde com a história da cidade hospedeira, com o pioneirismo não apenas no trabalho educacional e hospitalar entre os indígenas da região e além dela, mas através da excelência da Escola Presbiteriana Erasmo Braga e do Hospital Mackenzie, o primeiro de Dourados, originalmente como Hospital Evangélico.
Nas fotos, deste texto destacamos uma visão panorâmica da cidade, a Igreja Presbiteriana Central, onde os trabalhos do Encontro se desenvolvem, o Hospital Mackenzie, a Escola Presbiteriana Erasmo Braga, a Missão Caiuás e a representação de Castanheira no evento.