Mais seis produtores familiares de Castanheira devem ser beneficiados nos próximos dias com o projeto de embriões da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF), segundo informa a Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Nicoli Pereira.
Uma primeira etapa já foi desenvolvida em Castanheira, contemplando outros seis produtores e a meta final é disponibilizar 120 embriões, o que vai contribuir para melhorar geneticamente o rebanho leiteiro do município, que tem nesta atividade um braço forte de sua economia.
De acordo com Nicoli, 33 municípios do Estado estão sendo beneficiados com o projeto destinado, segundo o Secretário de Estado de Agricultura Familiar Silvano Amaral a aumentar a produção leiteira de Mato Grosso.
Atualmente, cada vaca produz em média quatro litros de leite por dia O objetivo é aumentar significativamente esse número em 10 anos, o que representará mais renda ao pequeno produtor, produzindo estímulo para as famílias e diminuindo a capacidade ociosa das indústrias de laticínios, que são duas em Castanheira.
Localmente o projeto tem a supervisão da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, o acompanhamento técnico da Empaer, através de Lucas Macedo e está sendo implementado pelo grupo GAET.