Mabel, Janaina, Bolsonaro, Lula, ecos das eleições na região

Um bêbado insistindo em entrar, uma urna que precisou ser trocada, longas filas na parte da manhã (alguns eleitores chegaram a esperar mais de duas horas) e até o susto da candidata a deputada federal, ex prefeita Mabel de Fátima Melanezi Almici, que esqueceu o título de eleitor, contudo pode votar fazendo uso da identidade, foram alguns destaques da votação na Escola Maria Quitéria, maior referência eleitoral do município de Castanheira, onde mais de 4.361 eleitores estavam apto a votar. No geral, em todas as sessões, incluindo as seis da zona rural, o ambiente foi tranquilo.

Passeatas – Repetindo outros sábados, simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro fizeram uma última passeata, iniciando o trajeto pela Av. Carolina Rezzieri, percorrendo várias ruas e seguindo até o centro da cidade. Agora com o segundo turno, a iniciativa deve se repetir. 

Altir em Castanheira – O ex prefeito de Juina em várias gestões Altir Peruzzo, do PT, percorreu com apoiadores de Lula algumas ruas da cidade, na véspera do 1º turno das eleições. Ele teve expressiva votação em Castanheira, sendo o segundo mais votado, com 533 votos. Com pouco mais de 12 mil votos, contudo, não conseguiu vaga para a Assembleia Legislativa, ficando entre os 20 primeiros suplentes. Ludio Cabral e Valdir Barrancos serão os representantes do partido na Assembleia Legislativa. 

Mabel é a mais votada em Castanheira e Juina – Considerando o tempo de militância de alguns candidatos e especialmente as campanhas milionárias de outros eleitos para a Câmara Federal, somando-se ao fato de vivenciar uma primeira experiencia, os quase 10 mil votos da ex prefeita de Castanheira, Mabel de Fátima Melanezi Almici, representam uma boa marca. Ela recebeu a maior votação para esta esfera em Castanheira e Juína. Foram 2.212 e 5.561 votos, respectivamente. Foi também a segunda mais votada em Cotriguaçu, com 692 votos e a 6ª em Juruena, com 219 votos. 

O mais bolsonarista do noroeste – Com índice acima de 60% em quase todos os municípios da região noroeste, o presidente Jair Bolsonaro conseguiu votação mais expressiva em Aripuanã, onde obteve 6.510 votos (71.18%), contra 2.264 (24.75%) de Lula. Na sequencia aparecem Colniza, onde obteve 8.656 (71.08%), contra 3.004 de Lula (24.67%); Juruena, 3.010 votos (67.80%), contra 1.240 de Lula (27.85%); Cotriguaçu, 3.995 (66.09%), contra 1.755 de Lula (29.03%); Juina, 15.291 (65.60%), contra 6.915 de Lula (29.66%); e Castanheira, 2.559 (61.57%) contra 1.378 de Lula (33.16%). 

O mais lulista do noroeste – Embora tenha perdido em todos os municípios da região noroeste de Mato Grosso por larga margem de votos, o ex presidente Lula conseguiu maiores índices de votos em municípios onde seu partido já administrou. São os casos de Juína e Castanheira (veja acima). Mas, foi em Rondolândia, que já foi administrada por Beth Sabah, conhecida por uma série de ameaças de mortes recebida durante sua gestão, que o PT conseguiu maior votação no pleito deste domingo. Foram 968 votos dados a Bolsonaro (51.43%) e 804 (42.72%) a Lula. O pequeno município é um dos pontos mais remotos do Estado, fazendo divisa com Rondônia. Seus moradores tem como referência maior de grande centro o município de Ji Paraná, segundo daquele Estado, com aproximadamente 150 mil habitantes. 

Prefeito feliz – O prefeito Jakson de Oliveira Rios Júnior, o Juninho, deve estar feliz da vida. Ele não escondeu militância para candidatos de todas as esferas, inclusive a presidência, declarando voto para o presidente Jair Bolsonaro, depois de ter andado nas fileiras do PT por um tempo. Além da ex prefeita Mabel, candidata a Câmara Federal, a qual se refere como uma segunda mãe em suas várias falas, os nomes mais sugeridos como opção de voto foram do governador Mauro Mendes, reeleito com 1.114.549 votos (68.45%) e de Wellington Fagundes, eleito senador, com 825.229 votos (63.54%), que considera grandes parceiros. Olhando para o futuro, o gestor castanheirense está exultante. Certamente estará mais se o atual presidente da república for reeleito. É o que dizem!

Janaina e Castanheira – Se vivo estivesse, o saudoso ex vereador e vice prefeito Arrival Gonçalves Rios estaria também celebrando o fato de Janaina Riva, do MDB,  ser a candidata a deputada estadual mais votada em Castanheira. Ela obteve 756 votos (18.86%) no município. Foi também a mais votada no Estado, com 82.124 votos. Em suas paragens por aqui, a filha de Riva era hóspede de Arrival. “Ela terá uma carreira brilhante”, disse ao Castanheira News em 2020, um ano antes de sua morte.