Áudios e vídeos circulando em vários grupos de whatsapp nos últimos dias, dando conta da descoberta de ouro numa área do Novo Horizonte, em Castanheira, é mais um motivo de preocupação para seus habitantes, que já sofrem, no período, com o avanço do coronavírus em seus limites.
Como o movimento de garimpo é caracterizado por deslocamentos imediatos, sem regras, com invasão de propriedade e os reflexos da cobiça vistos na violência, antes mesmo de qualquer comprovação de que as imagens dos primeiros achados seriam verdadeiras, o “piseiro”, como define um dos interessados em se deslocar de Aripuanã já teria feito uma vítima fatal, nesta terça-feira, 30.
Nos espaços de gastronomia de Castanheira o efeito daquilo que outro garimpeiro chama de “fofoca” já puderam ser vistos nas últimas horas, com o aumento de clientes. Nas mesas, as conversas giram em torno do assunto. Até o nome da propriedade circula de boca em boca. Aquele que seria o dono, em um dos áudios, é enfático em dizer que “é tudo mentira”.
Numa das conversas este mesmo cidadão, que seria o proprietário da área, manda um recado bem claro: “Se alguém chegar ao local, vai ter que sair; o Ibama já está avisado”, diz, acrescentando: “é entrar e sair”.
De acordo com as informações que ecoam boca a boca, texto a texto ou áudio a áudio, “pepitas de 100, 200, 300” teriam sido encontradas. “É ouro de pegar com a mão”, diz um morador de Aripuanã, dizendo que mais de uma centena de seus conterrâneos já estaria a caminho de Castanheira.
Violência
Com todo este “marketing”, fotos divulgadas pela imprensa já mostram vários veículos, especialmente motos, no local, indicando uma ocupação. Por lá, durante a noite, uma cena característica destes cenários: um grupo de homens encapuzados teria chegado ao local e disparado contra alguns garimpeiros. Como resultado, um deles teria morrido e outro ferido.
Segundo testemunhas, a escuridão da noite inviabilizou qualquer tipo de identificação dos atiradores, que fugiram logo após efetuarem os disparos. A Polícia Militar de Castanheira confirmou o óbito. Até o momento não há identificação da vítima.
Com Juína News
Com Juína News