Uma pergunta se torna comum nesta época do ano: como foi o ano que está passando? Suponhamos que, numa análise particular, o ano não tenha sido satisfatório. Pois bem. Se você tivesse o dom de compor canções, que canção você comporia, olhando os dias passados? Se você tem uma Bíblia e puder abrir no capítulo 22 de 2 Samuel vai se deparar com Davi compondo uma canção após um período difícil de sua vida. Três eventos serviram de pano de fundo para essa canção: a morte trágica de um filho, Absalão; um período de fome sobre a terra, de três anos, que resultou em calamidade e humilhação e finalmente as constantes e intermináveis lutas com os filisteus. Em síntese, Davi passava por um momento existencial semelhante à nossa caminhada, que envolve perdas e dificuldades várias. Que lições podemos aprender com ele para a nossa caminhada em mais um ano que se aproxima?
A primeira lição para a nossa caminhada em 2024: quando surgem dificuldades, Deus é o nosso único refúgio. E disse; "O Senhor é a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador, o meu Deus em que me refugio, o meu escudo, a força da minha salvação", diz os versículos 2 e 3. Cada uma dessas expressões poéticas possui um significado específico e poderoso. Vamos seguir o raciocínio de Davi? "Perdi meu filho. Estou perdendo a minha nação. Meu exército debandou. Minha terra e meu povo devem enfrentar nova guerra. Todavia, creio que o Senhor continua sendo o meu escudo, a minha fortaleza e o meu refúgio!".
Davi olhava para o futuro com esperança porque em várias situações Deus não esteve com ele. Prova disto está no versículo 7: "Na minha angústia invoquei o Senhor. E Ele ouviu a minha voz". Ou seja, para Davi Deus não era um personagem distante, preocupado com outras galáxias. Não! O seu Deus podia lhe ouvir.
O segmento que vai até o versículo 12 mostra uma das muitas ações de Deus, na qual Davi clamou, e Deus lhe ouviu. Foi quando a terra estava seca e o povo enfrentava uma crise decorrente da falta de água. Esse texto bíblico é precioso na medida que evidencia uma tendência. Não temos dificuldades em olhar em nossa volta e vermos a maldade avançando por todos os lados, refletida em morte, violência, corrupção, injustiça, etc. O ano que se finda foi, infelizmente, farto nesses itens. Mas, às vezes, corremos o risco de não vermos a possibilidade de Deus intervir nessas realidades.
Uma segunda lição de Deus para a nossa caminhada, em 2024: quando os nossos dias forem escuros, Deus é a nossa única luz. "Tu, Senhor, és a minha lâmpada. O Senhor derrama luz em minhas trevas", diz o versículo 29. Essas expressões são metafóricas. Davi não vivia em trevas, mas enfrentava como nós situações sombrias.
A expressão "trevas" dimensiona, na vida do homem, as situações que podem gerar diversos medos, como o medo do fracasso, o medo de doenças, o medo da morte, etc. Pode também dimensionar as trevas do conhecimento humano, incapaz de produzir um sentido de vida e uma vida com sentido. Camus, autor de "A Peste", como muitos filósofos e pensadores, definia a existência humana como "envolta em trevas". Tolstoi escreveu um drama enfatizando "o grande poder das trevas". Teologicamente se concebe o mundo separado de Deus como "envolto em densas trevas". Logo, caminhar neste mundo não é fácil. Pode ser extremamente perigoso. Davi entendia isto. Mas era capaz de dizer: "Não tenho medo do amanhã, do que me espera pela frente, porque posso enxergar o caminho. Deus ilumina o meu caminho!". A luz que Deus nos fornece, contudo, é suficiente apenas para o próximo passo. Isto é tudo o que Ele nos dá. Até porque, se não fosse assim, não exercitaríamos a fé. Mas, é uma luz suficiente para caminharmos em vitória.
A terceira lição de Deus para a nossa caminhada no novo ano: Quando o nosso andar for trôpego, fraco, Deus é a nossa força! É isto que acentuam os versículos 32 e 33. Precisamos entender que Davi, neste momento de sua vida, encontrava-se exausto. Talvez você que lê esse artigo se encontre assim. Saiba, contudo, que a Bíblia acena com uma perspectiva surpreendente: os momentos de crise podem ser momentos de uma grande virada, afinal o poder de Deus é melhor demonstrado quando estamos fracos. Não é uma coisa surpreendente? Se você terminou 2023 desanimado, fragilizado, não permita que o desânimo ou outro mal qualquer lhe derrube. Volte-se para Deus. Busque forças nEle. Toda força que o homem precisa para caminhar em vitória está nEle!
Por ver Deus como único refúgio, nas horas de dificuldades; única luz, nos dias escuros e única força, quando se sentia fraco, Davi olhou para o futuro com esperança. Por isto celebrou, cantou. Um olhar humano sobre as realidades que o envolvia não recomendava essa postura. Ao olhar para Deus, contudo, e não para as circunstancias, ele teve êxito em sua caminhada. Neste 2024, olhe para Deus, ao longo de toda a sua caminhada. E poderá ter um dos melhores anos de sua vida.