Direito de Viver e Abrace a Vida são duas referências significativas de lutas em Castanheira
O 04 de fevereiro tem um foco de reflexão importante no mundo inteiro. Lembra-se nesta terça-feira o Dia Mundial do Câncer, instituído para conscientizar a população sobre a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da doença.
Criado pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), esse dia visa mobilizar governos, instituições de saúde e a sociedade para fortalecer ações de combate ao câncer
Em Castanheira dois grupos formados por voluntários se alternam em eventos com fins de arrecadação de fundos, anualmente, o “Direito de Viver”, que faz encaminhamentos para o Hospital do Coração, em Barretos, e o “Abrace a Vida”, de apoio ao Hospital do Câncer de Mato Grosso, o HCanMT.
Os leilões de gados, agendados geralmente em domingos, com churrasco ou outros itens da culinária, também com fins de levantamento de fundos, já contabilizam, nestes anos, recursos que já ultrapassam a casa dos milhões. Em contrapartida, as duas instituições tem recebido todos os encaminhamentos feitos, a partir da comunidade.
Por que é importante divulgar essa luta?
A divulgação dessa luta no dia 4 de fevereiro é fundamental para salvar vidas e construir um futuro onde o câncer possa ser prevenido e tratado com eficácia.