Com tantos projetos arrojados em tempos mais recentes, a expectativa em Castanheira é de um novo conjunto habitacional.
O Secretário de Planejamento de Juína, Robson Amorim Machado, juntamente com o prefeito em exercício daquele município, irmão Jeremias, e o novo presidente da Câmara, Aelcio Moreira de Oliveira, o Neguinho da Borracharia, participaram, nesta sexta-feira, 24, na agência da CEF, da assinatura de convênio para construção de mais 90 casas, para famílias da faixa 1, que têm rendimento mensal um salário-mínimo, resultado de parcerias entre os governos federal, estadual e municipal.
Na ocasião anunciou a construção de mais 50 residências pelo programa Ser Família, do governo estadual e a licitação de outras 115, em breve, neste caso bastando apenas uma adequação às normas exigidas pela Caixa Econômica Federal. Ao todo, 255 famílias serão beneficiadas.
A propósito do benefício, o Castanheira News tem recebido, entre as abordagens de leitores, uma proveniente de moradora do Bairro Guadalupe consultando sobre algum projeto de residências populares para Castanheira.
Historicamente o entrave maior para algum empreendimento similar no município sempre foi a ausência de uma área disponível e legalizada. A primeira gestão do prefeito Jakson de Oliveira Rios Junior, o Juninho, contudo, começou, em três frentes, um projeto que já concedeu títulos a centenas de proprietários.
Mesmo que uma área não seja adquirida para este fim, a tendencia é de um aumento substancial de financiamentos individuais para os que desejam obter casa própria, existindo programas para essa modalidade. Mas, como a gestão de Juninho tem sido marcada por projetos arrojados, muitos apostam na possibilidade de um conjunto habitacional, especialmente voltado para famílias de baixa renda. "Seria um grande marco", avalia um leitor consultado.