Castanheira: "Não queremos fechar o comércio", diz prefeito em entrevista na Web Cast

RESUMO DA NOTÍCIA

Em entrevista a Rádio Web Cast, o prefeito Juninho destacou a realidade vivida em Castanheira diante do avanço do coronavírus.
O prefeito de Castanheira, Jakson de Oliveira Rios Júnior, o Juninho, concedeu entrevista na manhã desta segunda feira, 18, ao programa Manhã Renovada, apresentado por Cauby Gonçalves, na Rádio Web Cast. 

A iniciativa da emissora, dirigida por Jandir Abreu, visou dar algumas respostas a questão da pandemia da Covid 19 no município, diante dos índices preocupantes indicados nos mais recentes Boletins da Secretaria Municipal de Saúde e que refletem uma tendência global.

Independente de se estar numa segunda onda ou não – assunto controverso nas redes sociais – Juninho destacou que, a exemplo de outros cenários, estamos pagando a conta pelo descuido de muitas pessoas no período entre o final e início de anos.

Em Castanheira são atualmente 31 casos ativos, 66 em monitoramento e 18 aguardando resultado, com a marca histórica de 401 casos investigados e tendência de aumento nos próximos informes epidemiológicos da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo Juninho, o Comitê de Crise esteve reunido, reforçando a necessidade de um trabalho efetivo de conscientização junto a população sobre as medidas preventivas indicadas em protocolo e que deixaram de ser observadas por muitos castanheirenses.

Fiscalização

O trabalho de fiscalização em ambientes como comércio, espaços de ajuntamentos humanos, entre outros, será intensificado nos próximos dias, com a previsão de multas para os que insistirem em não observar as normas amplamente divulgadas desde o início da pandemia, entre elas uso de máscara facial, disponibilização de material de higienização, distanciamento entre pessoas em filas, entre mesas (no caso de lanchonetes, restaurantes, etc), cuidado com ajuntamento, etc. 

Atendimento na Saúde

Um horário especial está sendo disponibilizado para atendimento específico às pessoas que apresentarem os sintomas iniciais da COVID 19, tais como dor de cabeça, febre, indisposição, ausência de paladar, diarreia, etc. Será das 10 às 11 e das 15 às 17, nos três PSF’s e Pronto Atendimento.

Lockdown?

Para Juninho é fundamental que as regras sejam observadas. “Não queremos fechar o comércio, pelas consequências na economia, mas para isto as pessoas precisam entender que a Covid não foi embora, que vivemos um momento crítico e que a vida vem em primeiro lugar”.

Aulas

Uma das grandes perguntas que a população tem feito, sobre as aulas, já consta do decreto nº 06, assinado recentemente. Não existe previsão de volta pelo sistema presencial. “Isto só acontecerá quando houver segurança para todos os envolvidos no processo”, disse. Mas, de forma remota, as aulas devem voltar em fevereiro. 

Vacina

O prefeito castanheirense manifestou alegria com a aprovação, pela ANVISA, de duas primeiras vacinas no Brasil. Assim como nos demais municípios de Mato Grosso a expectativa é grande pelo início da vacinação, que deve, contudo, seguir um programa que prioriza, pela ordem, a capital, cidades polos e, finalmente, o interior. Com isto, além de cuidados reforçados neste momento delicado, paciência é fundamental.