Ao ser informado, recentemente, sobre o cancelamento de uma palestra especial para os professores da Rede Municipal de Ensino, devido a problema de Covid, com internação, na casa do palestrante convidado, um parceiro do Castanheira News observou: “Mas, ainda existe?".
Sim. Houve aumento significativo da circulação do SARS-CoV-2 nas últimas semanas no país, em razão, segundo especialistas, da flexibilização das medidas de controle. Outro detalhe é que a Covid ainda mata. Nas últimas 24 horas, 174 pessoas morreram e a média móvel dos últimos dias tem sido de 112 mortes por dia.
Em Castanheira o informe epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde em relação a Covid 19 acusa o retorno de casos, mesmo que em índices abaixo dos que já foram vistos, especialmente no período mais crítico da pandemia, no primeiro semestre de 2021, quando ocorreu o maior número de óbitos e os maiores índices de contaminação.
No momento, segundo o Boletim Atualizado, são 12 casos ativos e 12 em monitoramento. No geral, 31 pessoas morreram em Castanheira, vitimadas pelo vírus, 1.850 infectadas e ocorreram 1.807 curas.
De acordo com setores da Saúde, a nova onda pode ter sido facilitada pelo componente comportamental. As aglomerações principalmente eleitorais, grandes comícios, facilitaram a disseminação de variantes que por sí só já são mais transmissíveis.
Dados do Programa Nacional de Imunização (PNI) também apontam outro fator: mais de 77 milhões de brasileiros não receberam a primeira dose de reforço. Já 24 milhões de pessoas poderiam ter recebido a segunda dose de reforço contra a doença, mas ainda não se vacinaram.
O esquema de vacinação primário contra a Covid-19 contempla duas doses para a maior parte das vacinas disponíveis, incluindo as da Pfizer, AstraZeneca e Coronavac, aplicadas no Brasil. Em Castanheira o dia da semana reservado para a imunização é a quinta feira, no PSF Urbano, no Bairro Guadalupe, de crianças a adultos.