Os números da Covid no momento atual, contrariam quase todas as projeções feitas sobre a pandemia, desde que teve início no primeiro semestre de 2021. Castanheira, que durante muito tempo foi um dos municípios com menores índices de contágios e mortes no Estado, é um bom exemplo.
Nos primeiros 74 dias de 2021, todos os índices de 2020, já foram superados. Até o final do ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde tinha investigado 271 casos, confirmando 111. No período todo foram 3 óbitos. Neste ano já foram investigados 721, com 302 confirmações e 11 óbitos.
Quem for bom em cálculos, chegará a conclusões preocupantes, aceitando a mensagem do executivo e especialmente da Secretaria Municipal de Saúde de que é preciso tomar todos os cuidados recomendados, textualmente, em vários decretos já assinados e nas orientações de protocolo universal em casos de pandemia.
O mais preocupante é que a semana encerrada neste domingo, 14, superou todos os períodos analisados sobre a realidade da Covid 19 no município. Foram 04 mortes. O casal Beatriz Joaquim do Nascimento e José Francisco, falecidos, respectivamente nos dias 7 e 10, entra nas estatísticas como o segundo vitimado. Antes, Cinésia e Salésio Roldão, foram vencidos pelo vírus nos dias 15 e 20 de fevereiro.
Coincidentemente na semana em questão o município teve o registro de duas perdas lamentáveis vinculadas ao setor de saúde. De forma emblemática, lembrando vidas que atuam na linha de frente da pandemia – os agentes de saúde – morreram no dia 09, terça, Zenira Licheski, de 57 anos funcionária aposentada, e o Dr. Juan José Guzman Belido, de 49, que atuava no PSF da região do Vale do Seringal.
Além dos citados, foram vitimados pela Covid 19 em Castanheira no início de 2021, Tirso Gil Polo, no dia 13 de fevereiro, e Joelita Borges Pereira, moradora do Vale do Seringal, no dia 03 de março. “Foram dias de muita luta, com nossa equipe trabalhando a exaustão e muitas vezes sem todos os profissionais, pois alguns também foram contagiados, entre esses o Dr. Juan”, lembra a Secretária Ivania Tigre.
Cuidados
Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar, lavar as mãos e evitar contatos com pessoas doentes são algumas das orientações do Ministério da Saúde para se prevenir contra o novo coronavírus.
O ministério elaborou uma relação de cuidados básicos de prevenção para reduzir o risco de contrair ou transmitir o vírus.
Quais são os cuidados
· Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
· Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
· Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
· Não compartilhar objetos de uso pessoal;
· Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
· Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
· Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
· Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.