Visando contribuir com a comunidade evangélica de viés reformado, o Site Castanheira News começou a produzir um projeto da hinologia que pode ser usado para os que gostam de cantar, especialmente os clássicos, ou mesmo fazerem uso nas liturgias dos cultos dominicais.
O primeiro hino escolhido pelo Reverendo Vivaldo S. Melo, é um dos mais cantados ao longo da história. Trata-se de “Contemplação”, o número 13 da ordem do Hinário Novo Cântico, adotado pela Igreja Presbiteriana do Brasil e algumas denominações reformadas, como a Igreja Presbiteriana Conservadora do Brasil, estando no segmento de "Louvor e Adoração".
Ele é de autoria daquele que alguns referenciam como sendo o primeiro poeta evangélico brasileiro: Antônio José dos Santos Neves, que nasceu em 1827, no Rio de Janeiro e faleceu na mesma cidade em 25 de março de 1874, ou seja, há 149 anos.
Antônio José dos Santos Neves foi taquígrafo do Senado Federal, posição que, naquela época, era de grande prestígio. Destacou-se como homem de letras dentro da Igreja Presbiteriana, sua denominação.
Lembra-nos Ebenézer Soares Ferreira, num trabalho de pesquisa, que Antonio José deu grande contribuição para a hinódia evangélica, sendo autor de diversos hinos importantes. No Cantor Cristão, por exemplo, um dos hinários mais conhecidos, os hinos 6, 96, 141, 153, 265 e 338 são de sua autoria.
Do hino em destaque neste projeto do Site Castanheira News, inserido em vários outros hinários além do Novo Cântico, destacamos a primeira estrofe: “Se nos cega o sol ardente / quando visto em seu fulgor / Quem contemplará aquele / que do sol é criador? / Patriarcas não puderam / o seu rosto contemplar / nem Adão chegou a vê-lo / antes mesmo de pecar!
Que tal conferir o vídeo, abaixo, e também cantar? Afinal, quem canta.....? A musicalização desta produção do Site Castanheira News é do Reverendo Rogério Bernini, pastor da IPB em Porto Velho, RO, que já foi pastoreado pelo Reverendo Vivaldo nos seus seis anos de pastorado na 1ª IPB da capital rondoniense. “Além de ministro do evangelho, ele, que conhecemos ainda jovem e do qual tivemos o privilégio de realizar a cerimônia de casamento com Raquel Bernini, é um pródigo músico, tendo domínio sobre vários instrumentos”, destaca Vivaldo.