MT de antigamente: Os comícios nas carrocerias de caminhão

RESUMO DA NOTÍCIA

Narrativa de um ex governador de MT ilustra a evolução do marketing na política.
Um bom parâmetro para se avaliar a chamada “evolução dos tempos” vem da política. 

No livro “O pescador de sonhos” o ex governador de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, engenheiro Pedro Pedrossian, já falecido, lembra que não havia televisão para as campanhas eleitorais. “As emissoras de rádio tinham um alcance que se limitava a poucos quilômetros e os raros jornais, com edições reduzidíssimas, pouco repercutiam”, escreve.

Um dos “canhões da comunicação” era o palanque, normalmente uma carroceria de caminhão. “Na época não havia os espetaculares showmícios”, narra Pedrossian, referindo-se a uma estratégia hoje proibida que foram moda por muito tempo. 

Segundo ele, o comício era quase um momento cívico solene. Era ali que a população iria conhecer, observar e julgar o candidato. 

Quase toda cidade se reunia em um comício. Era um acontecimento de grande expressão, que ninguém poderia perder, observar e, no dia seguinte, comentar. O palanque fazia diferença. “Tratava-se de uma verdadeira instituição eleitoral”, destaca o registro.