Um apelo, na brincadeira, do professor Fábio Marcelo Vaz, Secretário Municipal de Meio Ambiente de Colniza, para que a trilogia “Cidades”, deste site, incluísse esta cidade, foi atendido.
Nos próximos dias “Uma Canção para Colniza” fechará o projeto, que incluiu, até aqui, “Uma Canção para Castanheira” e “Uma Canção para Juína”.
As imagens do projeto são do próprio Fábio, com letra e música de nosso editor, Vivaldo Silva, e instrumentos e voz de Anderson Neves, de Nioaque, MS, que participou das edições anteriores.
"A letra retrata três momentos importantes de Colniza, que caminha para ser uma cidade polo da região de Mato Grosso mais próxima de Rondônia", destaca Vivaldo. Aliás, os rondonienses estão na base da solidificação do município, com sua emancipação.
Além desta fase, a canção retrata o início de tudo, com a presença dos ribeirinhos, anterior a chegada das primeiras famílias por via terrestre, e o hoje de Colniza, destacando o fato de ter o maior número de assentados do Estado e ser destaque na produção, entre outros produtos, do café.
O maior parceiro do projeto é o Laticínios Casterleite, com sede em Castanheira, e com uma filial naquele município, hoje com mais de 40 mil habitantes.
Texto de Gentil Vasconcelos
Texto de Gentil Vasconcelos