O Torneio Leiteiro de Castanheira, ausente do calendário por dois anos, devido a COVID 19, pode ter lançado as bases do resgate de uma tradição que mesmo antes, em 2018, foi interrompida no município: a cavalgada.
No Parque de Exposições, entre uma prosa e outra, duas mulheres, coincidentemente duas Secretárias da atual gestão do governo municipal e mais ainda, ambas unidas por laços familiares (são primas), resolveram pensar em inserir uma Cavalgada na programação do 34º aniversário de Castanheira.
Pelas referências todos imaginam tratar-se de Ana Paula Vargens e Nicoli Pereira, Secretárias de Saúde e Agricultura, respectivamente. Sim! E as afinidades não param aí, pois as duas tem ligações com a vida no campo, de onde irrompe a cultura das cavalgadas.
Segundo Ana Paula, conhecida por suas participações em provas de tambor, a iniciativa só não foi anunciada, pela necessidade de várias providencias. Como a semana fecha com quase tudo resolvido, a programação do aniversário da cidade vai incluir esse que é um dos retornos mais aguardados na cultura local.
O roteiro vai ser observado no próximo dia 02 de julho, um sábado, a partir das 14 horas, tendo como ponto de partida o Parque de Exposições, incluindo vários pontos e ruas da cidade, voltando ao início.
Exigências
Os interessados em participar terão informações mais precisas, a partir a próxima semana, na Secretaria de Agricultura do município.
De antemão, contudo, já se sabe que é preciso estar no local logo pela manhã, com todos os exames exigidos para eventos do gênero, incluindo atestado de vacina e o Guia de Trânsito Animal (GTA).
Na logística do evento, qualquer cavaleiro (a) que tente entrar na cavalgada sem participar dos atos precedentes, será retirado. Para isto, além de uma equipe de fiscalização, a Policia Militar deve colaborar.
“É possível fazer um evento limpo e sadio”, diz Ana Paula. Para isto, é preciso que cada um faça a sua parte.