“É possível que ocorram recordes históricos para setembro e até mesmo recordes absolutos de calor”. O alerta do Climatempo em relação ao calor não é isolado. Todos os serviços de meteorologia do país indicam que os próximos dias serão de calor recorde, com riscos à saúde.
Em Castanheira a Secretaria Municipal de Saúde está atenta as previsões, especialmente do final desta semana e início da próxima. É possível que, a exemplo do que já tem acontecido nos últimos dias em vários cenários, haja recorde de calor para o ano no município. Um dos Institutos indica esta possibilidade para terça feira, quando os termômetros podem atingir até 42 graus.
Com este avanço das temperaturas, que podem comprovar projeções da ciência de verdadeiros caos em futuro próximo, se os homens não chegaram a um consenso sobre a relação com o meio ambiente, tema politizado demais – como os “demais” – as previsões de que Cuiabá, vai ferver nos próximos dias não surpreende, para uma cidade que já recebe o apelido de Cuiabrasa.
Segundo previsões, a capital do Estado pode atingir até 43 graus nos próximos dias, superando todas as demais e alcançando uma marca histórica já alcançada por três outras: Belém, no Pará, em 13 de março de 1958, Rio de Janeiro, em 26 de dezembro de 2012 e Palmas, em 25 de outubro de 2017.
Como se proteger
Entre os cuidados recomendados pelos setores de saúde estão:
· Tentar manter a temperatura abaixo de 32º durante o dia e 24º durante a noite, especialmente para crianças, idosos e pessoas com problemas crônicos de saúde.
· Usar o ar noturno para resfriar a casa, abrindo janelas e persianas.
· Reduzir a carga de calor interna fechando janelas expostas ao sol, desligando dispositivos elétricos e pendurando as cortinas.
· Procurar os lugares mais frescos da casa, especialmente à noite.
· Se a sua casa não estiver fresca, passe algumas horas por dia em locais com ar condicionado, como edifícios públicos.
· Evite sair durante as horas mais quentes do dia e atividades físicas extenuantes.
· Tome banhos frios e use compressas frias para aliviar o calor, como toalhas molhadas.
· Vista roupas leves e largas, incluindo chapéu e óculos de sol.
· Beba água regularmente e evite álcool e cafeína, que contribuem para desidratação.