Castanheira já tem “caso suspeito” de corona-vírus. Perceberam as aspas? Caso suspeito e não confirmado! Isto é relevante para que as pessoas não entrem em pânico, mas entendam que o cenário atual é de cuidado, cuidado e cuidado.
A Secretaria Municipal de Saúde, que segue normas protocolares recomendadas em todo o país, deve publicar Nota Informativa a respeito do quadro local em relação ao vírus que ganhou contornos de pandemia, segundo a Organização Mundial de Saúde. As notas diárias são publicadas ao final da tarde.
A orientação de momento é que os cuidados sejam redobrados por todos, pois autoridades sanitárias projetam que o pico dos casos da epidemia de Covid-19 no Brasil deve acontecer no início de abril.
O presidente do Hospital Albnert Einsein, o médico cirurgião Sidney Klajner, afirma que neste momento “é muito importante que as pessoas se conscientizem da importância de permanecer em casa” para impedir o avanço do vírus.
Ainda segundo ele, para cada caso notificado da doença existem outros 15 infectados sem diagnóstico. “A única forma de mitigarmos o impacto dessa epidemia é não disseminar o vírus, permanecer em casa, porque o quadro é grave”, afirma.
Na opinião dele, no Brasil há um problema adicional, que é subnotificação dos casos. Para cada caso notificado há pelo menos 15 outros confirmados, que não são diagnosticados. Muitos são assintomáticos, como o que pode ocorrer com crianças.