Manter-se ativo é uma ferramenta importante para minimizar o estresse e a ansiedade gerados no contexto de uma pandemia. Mas, o que pode e o que não pode nesses tempos de corona vírus? Autoridades e especialistas concordam que fazer exercícios em espaços fechados, como Academias, é perigoso. Mas, divergem quando o assunto é fazer o mesmo em espaços abertos.
Em Castanheira, algumas pessoas só têm saído de casa – além do ir necessário ao supermercado e, dependendo, às farmácias e postos de gasolina – para as caminhadas, no início ou final do dia, assunto que também divide especialistas. Há um consenso, contudo, que mesmo atividades ao ar livre, são perigosas, se o espaço for compartilhado por muitas pessoas.
Na soma de todas essas possibilidades e impossibilidades, as caminhadas no Aeroporto da cidade, acabam sendo uma boa opção: o local tem poucas pessoas, o ar além de ser “livre” é puro, pois carrega consigo os aromas do campo e das árvores, e incorpora o frescor das águas de um riacho que existe nas proximidades e o som das muitas aves que por lá sobrevoam.
O pastor Edson Marcos e família faz parte do grupo de pessoas que visualizam esses benefícios, listados em vários manuais de qualidade de vida. Todo dia, ao final da tarde, para sair um pouco da quarentena, têm praticado a modalidade esportiva. Nesta sexta-feira, 10, juntou-se ao grupo o micro-empresário Anderson Marcos, seu filho, residente em Campo Novo do Parecis. Ao lado de sua companheira, Sirlene Vieira Ramos e da mãe, Neucinda da Silva Marcos, destacou que “a experiência é boa para eliminar gordura acumulada”.
E com a volta das atividades da 1ª Igreja Batista, da qual é pastor, como ficam as caminhadas? “Vamos dar uma arrumada na Agenda para continuar, provavelmente com uma carga menor”, diz o pastor. E se o corona está mudando hábitos, fazer caminhadas é um exemplo. “Recomendo a todos! ”, conclui, demonstrando que está gostando do que começou a fazer.
Cuidados
As recomendações básicas para os que se exercitam em espaços abertos, incluem manter pelo menos dois metros de distância entre pessoas, por conta dos perigos de contaminação via gotículas expelidas por coisas como suor e espirros.
Deve-se levar sempre uma garrafa de água e álcool gel. No Aeroporto não tem, mas em outros roteiros da cidade quem for caminhar nesses dias deve evitar bebedouros e tocar superfícies e objetos compartilhados. Mesmo aparelhos de ginástica de locais abertos devem ser evitados, segundo especialistas.