Você sabe a diferença entre Carne seca, de sol, charque e a carne oreada do pantanal sul-mato-grossense?
TODAS elas tem uma coisa em comum; são carregadas de cultura e muito sabor!
Os métodos de preparo e seus produtos finais são diferentes.
Os cortes levam sal e o que os diferencia é o tempo de cura, quantidade de sal usada e o local onde acontece o processo.
Diferente das carnes de sol, charque e carne seca , as CARNES OREADAS NÃO precisam de tempo de dessalgar e nem de cozimento para serem consumidas. Estão prontas para experimental!
Carne-seca
É típica da região norte e nordeste do Brasil. É uma carne curada em muito sal e pendurada em varais ao sol para secar. É a mais seca e mais escura, e também a que tem um maior prazo de validade. Na região nordeste, a carne seca é conhecida como jabá.
Charque
Nascido no Rio Grande do Sul, tem mais tempo de preparo e mais sal que a carne seca. Os cortes são expostos geralmente à salga úmida, salga seca, lavagem e secagem (ao sol ou em estufa). É mais durável que a carne seca e tem sabor e odor intenso.
Carne de sol
A carne de sol, assim como a carne seca, é originária da região norte e nordeste do país. O principal diferencial em relação à carne seca e ao charque é a menor quantidade de sal e o menor tempo de secagem. Ela é mais úmida.
Carne OREADA
A carne oreada é um patrimônio cultural do município de Aquidauana, no Mato Grosso do sul. É do Pantanal sul-mato-grossense.
É semelhante a carne de sol. Passa por um processo artesanal de cura com pouco sal e pouco tempo. Os cortes Exclusivamente bovinos são selecionados e depois de levemente salgados descansam em câmera fria . Após um tempo são postos em suporte coberto e cercado de telas e deixadas no sereno aproveitando o frio, vento e umidade noturna ou também na sombra , pela manhã.
Este processo deixa a carne úmida e modifica pouco sua textura original.
A carne fica suculenta, macia e com sabor único.
Só colocar na brasa ou no forno, ou mesmo no Air fryer e após pouco tempo se deliciar.
Texto: Melissa Moreira Carvalho