“Vai todo mundo pra Castanheira”. Assim que o prefeito de Juína, Paulo Veronese, anunciou que não haverá carnaval popular na cidade polo da região noroeste, as atenções dos juinenses que gostam da folia de momo se voltaram para Castanheira. A afirmação, de um internauta, nas redes sociais, traduziu essa expectativa.
O ofício 002 de 2024 do Gabinete do Prefeito Jakson de Oliveira Rios Júnior, do dia 10 último, dá resposta a expectativa também existentes entre os castanheirenses, já acostumados a comparecer na região da Praça 04 de Julho, no centro da cidade, onde o evento acontece, todos os anos.
O documento solicita o apoio da Policia Militar para o evento de carnaval em Castanheira no ano de 2024 e registra a programação. Ele começa no dia 10 de fevereiro, a partir das 20 horas, com término previsto para às 05h00 da manhã. Ou seja, tempo haverá para os que gostam da festa popular se divertir. A última noite será no dia 12, com término previsto também para às 05 horas. A animação ficará sob responsabilidade do Erupsom.
E se o prefeito Jakson de Oliveira Rios tem incentivado o resgate de algumas tradições, perdidas no tempo, o dia 11 de fevereiro define uma matinê, espaço definido nas agendas carnavalescas para prestigiar aqueles que não podem participar do evento noturno. Nos dois sentidos, muitos castanheirenses da velha geração lembram os tempos em que carnaval era sinônimo apenas de sadia diversão. Que assim seja!