Castanheira: Linha dos Capixabas premia iniciativa de Graeff e lembra outra luta!

RESUMO DA NOTÍCIA

Projeto de Lei do vereador Graeff propõe dar nome de Linha Capixaba a trecho da MT 420. A ex-vereadora Tuíta começou a trabalhar iniciativa semelhante em 2020, por sugestão do Site Castanheira News. Não houve tempo, por conta da Covid e do final do período legislativo.
Quase no apagar das luzes de mais um quadriênio do legislativo, em 2020, o Site Castanheira News sugeriu, informalmente, a então vereadora Amaziles Eleto, a Tuíta, que apresentasse projeto na Câmara Municipal para nominar algumas linhas da zona rural de Castanheira com o nome de moradores que tivessem alguma relação com as mesmas. 

Lembramos que isto também facilitaria a orientação das pessoas, especialmente em trânsito, que muitas vezes buscam informações sobre alguma propriedade e nem sempre é fácil fazê-lo com clareza. 

Tuíta chegou a conversar com o jurídico da Casa de Leis, mas o tempo e os atropelos criados pela Covid 19, inviabilizaram o avanço de matéria. Entre as sugestões o Site apresentou os nomes do Serjão e Manuel Vargens

Por uma coisa do destino, duas das linhas que poderiam ser agraciadas com a homenagem, tiveram, em 2021, outros dois nomes de seus usuários inseridos no rol de cidadãos ilustres da comunidade castanheirense que tiveram seus dias abreviados pelo vírus: Henrique Pereira, o Tiricão, e Arrival Gonçalves Rios. 

No espírito desta sugestão, o vereador Rogério Graeff acaba de apresentar projeto de lei ao executivo, para nominar uma estrada vicinal do município não com apenas um nome, mas com um grupo de pessoas que tem presença marcante no desenvolvimento do município.

A via em menção fica na altura do km 05 de Castanheira, sentido Fontanillas, que faz parte da MT 420, num percurso de 13 km, até a Linha São Roque. O projeto de lei, de número 07/2021, foi aprovado por unanimidade. 

Segundo seus termos, o objetivo é melhorar e garantir uma melhor identificação para os moradores desta linha e, ao mesmo tempo, fazer uma homenagem “a grande quantidade de moradores (...) que vieram do Estado do Espírito Santo”. Daí denominá-la Linha Capixaba