Uma capivara resolveu deixar seu ambiente natural, nos arredores da cidade de Castanheira, e dar uma passeada, por volta da meia noite, entre a sexta-feira e este sábado, 17, pela Av. 04 de Julho, chamando a atenção inicialmente dos cachorros da rua, que acionaram seu mecanismo de defesa principal, o latido.
A invasão de animais selvagens nos ambientes urbanos não é incomum e tem sido alvo de registros constantes nas redes sociais. O medo maior é das onças, que embora ainda sejam vistas com frequência em áreas rurais de Castanheira, existindo até propriedades que lhe fazem homenagem, como a Fazenda Toca da Onça, não costumam visitar a cidade.
No ambiente descontraído dos que viram o registro da caminhada da Capivara, nas imediações de um dos points da cidade, a Sorveteria Fruto de Goiás, alguém fez uma ponderação longe de ser utópica: já imaginaram se outros animais seguem o exemplo deste mamífero roedor, aliás o maior do mundo, que chega a atingir 91 quilos e também é conhecido como carpincho, beque, trombudo, cunum e cabu, entre outros nomes?
Pelo menos uma pessoa foi despertada para a possibilidade de algum intruso estar na região. Yasmin Pereira Bonfim, relata que ouviu os cachorros latirem e foi olhar, levando um susto. “Me deparei com a presença super calma da capivara, andando pela rua”. Em seu vídeo ela não deixa de fazer um marketing do Estado: “Isto é Mato Grosso!”.