No próximo dia 1º de Maio o trabalhador rural de Castanheira, inserido numa realidade de 1321 propriedades e um rebanho de 460 mil bovinos, ganha um presente. Será um Dia de Campo especial, coordenado pela equipe local do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (INDEA).
Além de uma pauta de palestras e de momentos de congraçamento entre os participantes, no café da manhã, servido às 08 horas, e no almoço ao meio dia, o evento terá um caráter de celebração e contará com a presença da supervisora regional do órgão, Thalita Neves Marostega.
Sobre o motivo para celebrar, Paulo Gomes Pacheco Júnior lembra que o Ministério da Agricultura, pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou o Estado de Mato Grosso a suspender a vacinação contra a febre aftosa em 2023 em Mato Grosso, juntamente com os Estados de MS, TO, GO, DF, MG e ES.
O Dia de Campo, em sua parte informativa, com palestras ministradas por ele e Juraci Fernandes Miranda e Cemar Ferreira da Silva, agentes fiscais de defesa agropecuária e florestal (AFEDAF’s I), Elenir Maria da Silva (AFEDAF II) e José Carlos Pommerening, médico veterinário, acontecerá no salão da Comunidade Nova Conquista, no Vale do Seringal, no período da manhã, com uma prática de contagem e classificação de gado na propriedade de Eduardo José de Oliveira à tarde.
Segundo Paulo Júnior, o evento assinalará a abertura da atualização do estoque de rebanho dos produtores locais, considerada de suma importância, pois a partir 08 de maio quem não o fizer será impedido de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), obrigatória para a movimentação de animais dentro de Mato Grosso ou para outro Estado, exceto se os animais estiverem indo para abate.
Por ocasião do evento, os produtores que marcam seu gado com ferro a fogo que ainda não apresentaram seus instrumentos poderão fazê-lo. Finalmente, os participantes que não conhecem serão orientados a utilizarem o Módulo do Produtor, farramenta que garante maior comodidade por permitir acesso aos serviços do Indea de qualquer ponto que tenha acesso a internet, dispensando o atendimento presencial.
As palestras definidas versarão sobre “Educação Sanitária”, “Febre Aftosa, Brucelose e Raiva”, Módulo do Produtor, Cadastro de Marcas e “Atualização de Estoque de Rebanho”.