No mês da saúde bucal leitores falam sobre o sorriso!

RESUMO DA NOTÍCIA

O não cuidado com os dentes podem gerar problemas além do sorriso. Mas, ele, muda qualquer ambiente, não é mesmo?
Pense numa coisa que muda ambiente? Talvez alguns se lembrem do sorriso. O que nem todos sabem, contudo, é que Março é o Mês da Saúde Bucal e tem o Dia Mundial com foco neste cuidado, no dia 20. Na metodologia das cores, é o mês com mais menções. No caso dos dentes, é o Mês Brilhante.

O conceito de que é uma atitude simples, mas que muda ambiente, é do pastor e músico Abisael Barbosa, que já esteve em Castanheira, coordenando uma Oficina de Música e sendo preletor numa das edições do Evangélico. Além dele, nosso leitor, ouvimos outros, sobre o tema “a importância de um sorisso”.

Para Marcelo Moura (Fotos), residente no Bairro dos Estados, em João Pessoa, Paraíba, colaborador de algumas iniciativas da Nova Canaã, em Castanheira, a definição pode incorporar a poesia. Daí dizer, em nossa abordagem, que “é o aroma íntimo de nosso coração”. Aliás, nestes dias, Marcelo que já é de sorrir com facilidade, existem motivações extras, uma delas o encaminhamento da filha, Poliana, para especialização em Barcelona, na Espanha, onde ele se encontra, no momento. 

Mas, o cuidado com a saúde bucal vai além destes detalhes exteriores. Ela tem reflexos em outras áreas da vida, daí as permanentes recomendações de especialistas para que os cuidados adequados sejam considerados desde a primeira infância. 

Atualmente pediatras e odontopediatras têm dado atenção especial aos primeiros mil dias de vida, ou seja, desde a gestação até os dois anos de idade. Essas orientações se referem aos cuidados necessários para cada fase do desenvolvimento e tem como objetivo principal oferecer um atendimento integral à criança.  

A promoção do aleitamento materno para crescimento e desenvolvimento craniofacial, a restrição total de açúcares na dieta do bebê até os dois anos de idade, a higiene oral com creme dental fluoretado (mínimo 1100 ppm de Flúor) desde a erupção do primeiro dente e a visita ao odontopediatra durante o primeiro ano de vida do bebê são cuidados fundamentais neste período.   

Em Castanheira vários consultórios, hoje, disponibilizam esses serviços, com profissionais altamente qualificados. Um deles, da Dra. Gheysa Almici, na Rua Mato Grosso, 194. Por entender que as pessoas do Vale do Seringal precisam de um olhar mais próximo, em parceria com a  Dra. Vanessa Maria, abriu recentemente uma referência naquela região.

Ainda sobre o sorriso...

Marcelo no estádio do campeoníssimo Barça...


Voltando ao sorriso, onde uma bonita dentição se destaca, outro leitor do Castanheira News, Reverendo Humberto Costa de Souza, pastor da Igreja Presbiteriana Rio de Vida, no Distrito Federal, invoca um elemento forte da expressão de fé cristã para dimensionar sua importância: “O sorriso ressuscita”, pontua. 

Muda um ambiente, aroma íntimo de nosso coração, ressuscita! Se esses conceitos ainda não motivam, até porque uma das razões de muitos não cuidarem dos dentes é o medo e até pânico,  o que pode expor a doença periodontal e a perda precoce dos mesmos, fechamos com a Dra. Gheysa. O tratamento, com os vários recursos disponibilizados nos duas atuais, é tranquilo.