Como de certa forma muitos já esperavam, o reinício das aulas pelo sistema híbrido, ou seja, presencial e remoto ao mesmo tempo, marcado para o mês de junho, em todo Estado, não mais acontecerá.
Nesta sexta-feira, 28, o Secretário de Educação de Mato Grosso, Alan Porto, comunicou a decisão, tomada após reunião com o governador Mauro Mendes. A decisão foi tomada considerando a volta do risco alto de contaminação pela COVID 19 em alguns municípios do Estado, e o alto índice de ocupação dos leitos nas UTI's.
No mesmo comunicado informou que os profissionais da educação foram colocados no grupo prioritário em relação a imunização do coronavírus. Neste caso, pelo andamento do programa, alguns municípios já tinham anunciado a vacinação.
Em Castanheira, embora mantenha-se o foco nas decisões superiores, a Secretária de Saúde Ivânia Tigre já tinha conversado, informalmente, com a Secretária de Educação, Rosenir Monteiro Melo, sobre um pré agendamento.
Ivania lembra que Castanheira não tem público do sistema carcerário e o contingente da segurança é pequeno. Existe também o fato de existirem poucos na lista que atualmente contempla pessoas com comorbidades.
Com esta decisão do governador Mauro Mendes, as aulas presencias, intercaladas com o modelo remoto, só retornarão após o recesso escolar, em agosto. Os municípios devem seguir a mesma agenda.