Começar a estudar longe de casa e manter uma nova rotina de vida numa cidade maior são desafios que todos os anos muitos jovens interioranos enfrentam. Neste ano de 2022, Beatriz Taina Monteiro Melo, 18, filha do casal Rosenir Monteiro Melo e Vivaldo da Silva Melo, faz parte deste rol.
Depois de concluir o ensino fundamental em 2020, na Escola Estadual Maria Quitéria, Bia, como é conhecida entre os amigos em Castanheira, prestou de imediato vestibular para Medicina Veterinária na Unigran, em Dourados, MS. Passou, mas por várias razões, não pode deslocar-se para a terra onde residem familiares.
Estimulada pelos pais, em 2021, entrou no mercado de trabalho local, como funcionária da Resolv, empresa de materiais de construção. Foi um tempo de aprendizado na área de relações humanas, que certamente vai contribuir para os desafios que virão.
No final do ano, voltou a prestar vestibular, sendo novamente bem sucedida. Com um cenário mais favorável, ela deixou Castanheira na última sexta feira, 21, e já se encontra em Dourados, onde inicia estudos, na mesma faculdade e curso. "Aulas começam dia 02 de fevereiro", diz, animada.
Vocação
Quem conhece Beatriz mais de perto, sabe que nos últimos anos cada vez mais manifestou o desejo de fazer medicina veterinária. Um dos sinais, foi gostar tanto de animais a ponto de cuidar de qualquer um encontrasse abandonado. Em sua residência, nos altos da Av. Carolina Rezzieri, muitos foram levados. E, depois de cuidados, encaminhados para adoção.
“Atualmente temos três cães e três gatos, a maioria como resultado desta dinâmica”, conta o pai, Vivaldo, jornalista e ministro presbiteriano. A mãe, Rosenir, Secretária de Educação do município, já perdeu a conta dos encaminhamentos feitos para adoção.
Agora, sem a Bia, o casal pretende dar um tempo na rotina com animais e focar nos estudos da filha, mesmo a 1.717 quilômetros de distância. Neste final de semana, uma breve confraternização sinalizou com um apoio de peso na chamada “cidade Modelo” do MS, com cerca de 250 mil habitantes: o apoio dos familiares. É isto ai! Na torcida por você Bia!