Em uma disputa emocionante, Warley Oliveira, que é de Aparecida do Taboado, a 450 quilômetros de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, sagrou-se campeão do ‘30º Barretos International Rodeo’. O competidor, de 23 anos, conquistou o título, após parar nos cinco touros.
Esta foi a 68ª edição da Festa do Peão de Barretos/SP, a mais tradicional do Brasil e uma das maiores do mundo. Na disputa final, foram 10 montarias e apenas cinco competidores pararam nos animais, entre eles Warley Oliveira, que recebeu a nota 69,25.
O campeão recebeu premiação de U$ 40 mil dólares, cerca de R$ 200 mil, e faturou, ainda, uma fivela e uma vaga no rodeio The American, no Texas, nos Estados Unidos. Foram quatro rounds desde o início das disputas, que começaram na quinta-feira (24). O texano Andrew Alvidrez, os brasileiros Warley Oliveira e Yan Victor Santos, de Assis Brasil (AC), chegaram invictos à final como favoritos ao título.
Warley Oliveira foi o primeiro a montar entre os três e obteve nota baixa por causa do desempenho do touro ‘Carta Branca’. No rodeio, o animal também é pontuado durante a prova e o pulo de Carta Branca não foi considerado satisfatório pelos juízes.
Warley marcou 69,25 de 100 pontos possíveis. Ele teve o direito de escolher outro boi para tentar melhorar a pontuação, mas, em uma decisão ousada, preferiu ficar com a nota, confiante de que os oponentes cairiam. Com a maior pontuação total da competição, 415,5 pontos, a festa foi do peão de rodeio de Aparecida do Taboado.