Alto risco da Covid em Juína é sinal de alerta para Castanheira

RESUMO DA NOTÍCIA

Números em queda no último boletim da Secretaria Municipal de Saúde, num dia em que acontece a 17ª morte por Covid 19, não deve iludir castanheirense: medidas restritivas ajudaram. Baixar a guarda, nesta hora, pode ser fatal.
O fato de Juína estar entre os 27 municípios de Mato Grosso classificados com risco muito alto para o coronavírus no momento deve deixar a população de Castanheira em situação de alerta.

Isto porque, de acordo com a classificação de risco, adotada como critério avaliativo pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), os municípios contíguos, ou seja, “ao lado de”,  também devem adotar medidas restritivas idênticas às aplicáveis naquele que tiver classificação de risco mais grave. 

Essas medidas, segundo decreto do governo do Estado, incluem quarentena coletiva obrigatória, por períodos de dez dias, prorrogáveis, controle do período da área de contenção, por barreiras sanitárias, para triagem da entrada e saída de pessoas e manutenção do funcionamento apenas dos serviços públicos e atividades essenciais.

Em Castanheira o último Boletim Epidemiológico acusou uma queda significativa em relação ao dia 06 de abril, quando atingiu-se um pico nos índices que indicam avanço do vírus. De 59 casos ativos regrediu-se para 12, de 65 em monitoramento também para 12 e de 22 aguardando resultado para apenas 05. 

Esse cenário, para autoridades ouvidas pelo Castanheira News, não é fruto do acaso, mas resulta das medidas mais restritivas adotadas no município, através dos decretos editados no período. Uma nova flexibilização pode reverter este quadro positivo de forma muito rápida. “Esse vírus não brinca”, alerta uma autoridade municipal. 

Um exemplo é o caso da proibição da venda de bebidas alcoólicas. Embora muitos contestem, estudos comprovam seu consumo em espaços de convivência, sejam bares, lanchonetes ou festas, contribuem para o avanço do vírus, pois as aglomerações são inevitáveis. Existe ainda o fato de que as pessoas ficam mais vulneráveis, nestas ocasiões.