O último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, emitido no final da tarde da segunda-feira, 31, continua indicando um quadro de alta nos índices de contaminação por COVID 19 em Castanheira, num momento em o cenário do país também caminha na mesma direção, puxado por vários motivos. Um deles, o descuido de grande parte da população.
"Cenários como bares lotados, aglomerações, manifestações em favor de candidatos políticos, tem contribuído para este quadro", destaca uma autoridade da área de saúde, ouvida pelo Castanheira News.
"Cenários como bares lotados, aglomerações, manifestações em favor de candidatos políticos, tem contribuído para este quadro", destaca uma autoridade da área de saúde, ouvida pelo Castanheira News.
Por outro lado, iniciativas de enfrentamento como a experiência na cidade de Serrana, no interior paulista, onde 75% por cento da população foi imunizada e o número de casos sintomáticos da doença caiu 80% e a quantidade de hospitalizações teve queda de 86%, indicam que não existe um caminho mais seguro no momento que não seja o de ações já exaustivamente divulgadas nas redes sociais.
No caso de Castanheira, os índices de crescimento anteriores ao dia 27 de maio eram pequenos. Desta data, contudo, para o dia 31, acendem um sinal vermelho. Vejam: Até dia 27 de maio 498 casos tinham sido confirmados no município. No dia 31, já eram 516.
Os índices que mensuram crescimento ou decréscimo de casos, os ativos e os monitoramento, também subiram de forma preocupante. No primeiro caso, eram 22, passando para 35. No segundo, eram 27, passando a 46.
Com um feriado a vista e a informação de que em alguns setores os dias sem trabalho podem se estender, fazendo-se a tradicional ponte, as preocupações aumentam. Apesar de todos os apelos, autoridades tem afirmado que nestes casos, muitos viajam, fazem festas, etc.
Embora o assunto seja tenso e crie cenários até de violência diante de determinadas resistências até ao mínimo que se espera num caso de pandemia, o apelo para que as pessoas não abram mão do uso de máscara, lavem constantemente as mãos, usem álcool em gel, mantenham distanciamento e evitem aglomerações continua valendo.