18 de Novembro: Dia lembra Combate ao Racismo e trabalho do Conselheiro Tutelar

RESUMO DA NOTÍCIA

Uma postura necessária e um reconhecimento marcam objetivo de duas datas.
Duas datas importantes são lembradas neste sábado, 18, relacionadas a dinâmica da vida em sociedade. 

O Dia Nacional de Combate ao Racismo reforça a necessidade de termos um posicionamento firme contra a discriminação racial. A data objetiva trabalha conteúdos voltados para a conscientização sobre a relevância das pessoas viverem em harmonia, independentemente de raça.

A escolha do dia se deve ao fato de situar a morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil, que lutou contra a escravidão no país.

A outra data relevante lembra um profissional muito importante na prestação de serviços à comunidade, o Conselheiro Tutelar. A data foi instituída pela Lei 11.622, de 19 de dezembro de 2007.

Em Castanheira, como em todo o país, recentemente ocorreu a eleição para mais um período de gestão do grupo de conselheiros locais (2024 a 2027). Foram escolhidos, pela ordem de melhor votação, Romilda de Fátima Pimentel, Eliane Wosniaki, Josiane Nunes Fernandes, Rosângela Freitas de Oliveira e Jandir Luiz de Abreu.

Os Conselheiros tutelares zelam pelo direito das crianças e dos acolescentes, tendo entre suas funções a responsabilidade de fiscalizar e monitorar entidades de atendimento infanto-juvenil tanto do poder público, quanto da sociedade civil.