A partir desta sexta-feira, 19, membros de uma das famílias mais tradicionais de Castanheira estão em festa: os Vargens Tigre. Evento no Clube dos 20, iniciará uma série de atividades envolvendo os descendentes de Manoel Vargens e Geni Tigre.
A história do casal remonta a década de 20 do século passado. Ele, nascido em 08 de maio de 1923. Ela, em 25, também de maio, de 1925. Casaram-se no pequeno e até hoje povoado de Ribeirão do Santo, distrito da micro região de Itarantim, em terras baianas, no ano de 1942. A união gerou uma prole grandiosa. Foram 11 filhos, que geraram netos, que geraram bisnetos, etc: Henrique, Civaldo, Neuza, Josefa, Eleni, Ercílio e Lindaura nasceram ainda na Bahia. Aldecy, Nelson, Maria e Milton, em terras capixabas.
Na cerimônia de abertura do Encontro, a trajetória até Mato Grosso será lembrada. Apenas Manoel aportou em solo da terra onde idealizou um futuro melhor para os filhos. Aqui chegou em 1989, três anos após o falecimento de sua amada, que aconteceu no dia 29 de junho de 1986. Quando também partiu, em 13 de outubro de 2011, deixou sementes sólidas de seu dedicado trabalho, especialmente com a terra.
Uma história “tão 10” como observa um dos filhos, merece 10 dias de celebração. Almoços, jantares, visitas a lugares ligados aos familiares e até o Chá de mais um bebê que é aguardado para ampliar seus limites, são algumas das atrações previstas na programação. Se apenas um dia feliz, que é raro, é algo mágico, como nos lembra uma canção, dez certamente será algo para não se esquecer. Que assim seja!