E na sacolinha da história da SES, encontramos também a servidora contratada mais recentemente. E ela é uma heroína da saúde, literalmente: a enfermeira Viviane Santos Mendes Carneiro. Está como gerente de Projetos Educacionais e Ensino em Saúde da Escola de Saúde de Goiás há pouco mais de um mês.
Será fácil equilibrar a energia vital quando se trata de desempenhar bem todos os papéis pertinentes à mulher contemporânea, sem negligenciar o mais importante?
Viviane frequentemente tem precisado escolher em que parte da enfermagem vai ancorar: gosta de todas! Passou pela assistência, docência, pesquisa e gestão. Não se pode ficar com tudo.
Pra piorar, não considera parar de estudar e sonha em aumentar a família. Trabalhando na saúde pública, vivendo a espiritualidade cristã e sendo filha, esposa, mãe e amiga, sem deixar de se cuidar. Uma mulher maravilha!!!
Depois que terminou a residência em Urgência e Emergência no HC goiano, seguiu para o mestrado em Atenção à Saúde da PUC Goiás. De lá, experimentou as delícias de “professorear” para futuros médicos na terrinha do Divino Pai Eterno, e lançou-se na gestão: um “bem-casadinho” entre saúde e educação. Como em degraus: cada nível embasando o próximo. Ah, se não fosse a graça do BOM Deus e o apoio imprescindível do maridão...
Com o Pai do céu, o papo é cotidiano e inserido no esforço para testemunhar o amor com a vida. Seu hobby é viajar, mas ainda bem que o fez no início de 2020, o ano mais marcante de nossas gerações. Em viagens, paixões interligadas: antiguidades históricas, se possível com friozinho e chocolate (“ah, que vontade de levar o pequeno Daniel a Gramado...” – isso está no topo da listinha).
Riso fácil, pronta adaptabilidade, muito estudo e imensa gratidão por cada equipe com quem trabalhou em todos os pontos da sua jornada. Na verdade, por cada pessoa em especial. Todos foram imprescindíveis em cada oportunidade.
Desde setembro, ela se assenta entre os gestores da SESG e trabalha com dedicação, utilizando todas as ferramentas de gestão que coleciona desde a graduação. Está muito feliz com o time que lhe foi confiado e acredita na capacidade dessa conexão.
Prepara-se para o doutorado. Está convicta de que a tríade pesquisa-docência-gestão é sustentável e combina bem com os resultados que pretende entregar na SES. Projeta mais um herdeiro também, mas crê firmemente que “todas a coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus” e que “existe um tempo para cada coisa debaixo do sol”. #segueoplano...
Seja bem-vinda entre nós, Viviane! Muito obrigada pela gentileza de compartilhar um pouquinho da sua história conosco.