As peças do tabuleiro das eleições municipais 2020 em Castanheira já estão em movimento. Embora quase tudo ainda aconteça nos bastidores, com a aproximação do fim da janela eleitoral (3 de abril), período em que os vereadores podem mudar de partido para concorrer à eleição (majoritária ou proporcional) de outubro, sem incorrer em infidelidade partidária, alguns atores do processo já estão tomando decisões.
Nesta semana o vereador João Carlos, popular Palito, terminou seus dias no Democratas, assinando ficha de filiação no MDB. Depois de agradecer ao ex-vereador Aluízio “da máquina” pelo companheirismo, revelou que pesou na decisão o convite da deputada estadual Janaína Rivas e, localmente, do vice-prefeito Jandir Scheffler e da ex-prefeita e atual Secretária de Assistência Social, Zilda Stangherlin.
“Gosto do que faço, me sinto bem, por isto vou pleitear nas eleições de 2020 a continuidade no legislativo”, diz ao Innovare News. Sobre a corrida ao executivo, embora nomes ou apoio não estejam definidos por seu novo partido, acredita que o caminho natural é estar ao lado do nome de consenso indicado pela prefeita Mabel de Fátima Milanezi Almici.
Hoje com 36 anos, com trabalho focado no social, contabilizando ações que prefere não enumerar, por seguir orientação do velho ditado “o que a mão direita faz a esquerda não precisa saber”, o jovem vereador lembra que há oito anos abriu mão dos proventos como funcionário efetivo da área de tributação do município, para dedicar-se com exclusividade ao mandato. “Reconheço os limites financeiros do município”, avalia.
Palito define sua atuação como um bom fiscalizador dos atos do executivo, que é a função principal de um integrante do legislativo. A propósito da atual gestão do município, avalia de forma positiva o trabalho da prefeita Mabel e sua equipe. “Mesmo com poucos recursos tem trabalhado bem”, destaca.
Além de representantes do MDB local, a solenidade de filiação contou com a presença do chefe de gabinete da prefeita Mabel, Júnior Rios. Embora observe que consultas internas definirão o candidato da futura coligação, que deve ter o partido de Janaína como aliado, Juninho, como é conhecido, é o nome mais citado nas conversas de bastidores sobre a condução do executivo castanheirense a partir de 2021.