A generosidade prática atinge seu ápice, anualmente, no mês de dezembro. Em Castanheira, como em todos os lugares onde o evento máximo da cristandade, o Natal, é celebrado, pessoas e instituições se mobilizam, anualmente, com diversas ações de caridade.
Segundo um líder religioso local, ouvido pelo Innovare News, o nascimento de Jesus Cristo, embora tenha acontecido em outra época do ano – muito provavelmente na primavera, entre maio e junho – inspira boas ações nesta época do ano.
Em uma das muitas iniciativas deste ano, uma equipe da agência local do Sicredi, sob coordenação de Tereza Bruscagim, distribuiu dezenas de cestas básicas, pelo segundo ano consecutivo, com apoio dos associados e colaboradores, para algumas famílias, indicadas pela Secretaria de Assistência Social e outras instituições.
“Não vai resolver a situação de muitas dessas famílias, que enfrentam dificuldades, mas contribui para que o espírito natalino predomine em mais lares”, observa Tereza.
Outra instituição que trabalhou um projeto voltado para os mais carentes, a Juremaq também mobilizou uma equipe de trabalho no projeto “Natal Feliz”, idealizado por Letícia G. Silva. Outras dezenas de famílias castanheirenses receberam caixas com várias unidades de leite.
Morador da Av. Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Guadalupe, “Seo” Benedito de Oliveira, 87, foi visitado por uma equipe do Sicredi e alvo de outra ação de benevolência, orquestrada por um cidadão anônimo da comunidade, tocado pelo espírito da época.
“Me fez muito bem vendo essas e outras iniciativas, pois faz com que a gente lembre que existem muitas pessoas que olham para o outro com o mesmo olhar do ilustre aniversariante, mesmo em dias marcados fortemente pelo egoísmo”, comenta o líder religioso já destacado.