Castanheira: Semana tem desfecho do programa A União Faz a Vida

RESUMO DA NOTÍCIA

Num ano de boas realizações em educação continuada, programa do Sicredi finaliza mais uma edição do A União Faz a Vida em Castanheira.
O Programa A União Faz a Vida, desenvolvido pela Fundação Sicredi, acaba de realizar uma mais uma etapa bem sucedida em Castanheira, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, envolvendo alunos da rede municipal e da Escola Presbiteriana.
 
Paulo Ricardo Pires, coordenador de desenvolvimento de cooperativismo da Sicredi Univales, destaca o investimento nas crianças, que serão a próxima geração e importância deste retorno dado pela instituição de crédito ao investimento financeiro dos associados locais. "De todos os envolvidos esperamos que a parceria perdure por muitos anos, pois trata-se de uma iniciativa que motiva as crianças a aprenderem brincando, inserindo-se na vida da comunidade".
 
A gerente local, Tereza Bruscagim, lembra do ponto de culminância de uma série de atividades como um momento especial, também destacando a importância de todos os envolvidos. “É maravilhoso ver as crianças sendo protagonistas e ouvir o testemunho de professores e pais da mudança que este envolvimento traz em suas vidas”, diz. 
 
Na Mostra realizada na Escola Municipal Castanheira, nesta quinta-feira, 10, a professora Rosenir Monteiro Melo, Secretária Municipal de Educação, agradeceu a participação de todos – profissionais de educação, equipes de apoio, assessoria pedagógica do Sicredi Univales, etc. – e a gestão do prefeito municipal, Jakson de Oliveira Rios Júnior, pelos projetos desenvolvidos no ano de 2022, especialmente na área de formação continuada. 
 
Do Programa
 
O Programa “A União Faz a Vida” existe desde 1995. Nasceu do desejo dos associados ao Sicredi, em todo país, de desenvolver, por meio da educação cooperativa, os princípios de cooperação e cidadania para crianças e jovens brasileiros, contribuindo para a mudança de suas vidas, de suas famílias e da comunidade. 
 
A iniciativa começou na cidade de Santo Cristo, no Rio Grande do Sul. Desde então, novos educadores e instituições entraram para o Programa, expandindo  para novos municípios e Estados. Em Castanheira existe desde 2019.