Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Castanheira continua sem nenhum registro de casos de coronavírus. Com Juína, forma um núcleo de 112 municípios isentos de sua presença. Até o último Boletim da Secretaria de Estado de Saúde existiam 250 casos confirmados no Estado, concentrados em 28 municípios, com 11 óbitos.
Máscaras - Um leitor do Innovare News diz que esteve no Supermercado Pascoalotto e em várias empresas de Juina, e observou que por lá a população está aderindo a orientação sobre uso de máscara. Em Castanheira, a maioria baixou a guarda mesmo. “É aí que mora o perigo”, destaca.
Nos pequenos municípios - Para quem acha que o vírus não chega em municípios menores, em sete com população semelhante ou menor do que Castanheira, casos foram detectados: Nova Monte Verde (9.178), Ipiranga do Norte (7.667), Pontal do Araguaia (6.711), Lambarí d’Oeste (6.121), Rio Branco (5.156), Conquista d’Oeste (4.038), União do Sul (3.525), todos com um caso.
Mortes - Cuiabá lidera o número de mortes no Estado, ao lado de Rondonópolis e Sinop com dois óbitos registrados. Outros seis municípios registraram, até aqui, uma vítima fatal cada.
Idosos x mais jovens - Os idosos estão se cuidando mais? É provável! Talvez por isto a média de idade ente os infectados é menor entre os 56 e 80 anos, do que o índice registrado entre pessoas de 19 a 35 anos. São 53 casos contra 63.
Homens x mulheres - Os homens têm sido menos infectados do que as mulheres no Estado: 41% a 59%. No entanto, dos 10 óbitos registrados apenas um é do sexo feminino. Neste caso, cinco dos mortos tinham idade acima de 60 anos, dois na faixa dos 50, dois entre 35 e 45 anos e um com idade de 24 anos. As vítimas são de Cuiabá (2), Rondonópolis (2), Sinop (2), Aripuanã, Barra do Garças, Cáceres, Lucas do Rio Verde, Mirassol d’Oeste.
Boa Notícia 1 - Uma boa notícia é a chegada, nesta terça-feira, 28, dos equipamentos hospitalares e de proteção que o governo do Estado adquiriu da China. São 200 camas hospitalares e cinco mil óculos de proteção. As camas serão destinadas ao Hospital Metropolitano de Várzea Grande, que passa por obras de ampliação, com leitos exclusivos para pacientes da COVID 19. Os óculos serão distribuídos para os profissionais da rede estadual de saúde, que atuam diretamente no combate ao vírus.
Boa Notícia 2 - Também deve chegar ao Estado nas próximas horas 255 camas hospitalares elétricas, 40 mil macacões de proteção, 5 mil protetores faciais, 500 mil máscaras cirúrgicas e 50 mil máscaras do tipo KN95.
Boa Notícia 3 - Outra boa notícia é que já está no Estado a primeira aeronave com UTI Aérea do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria de Estado de Segurança Pública, adquirida com recursos do Ministério Público Estadual (MPE), por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Servirá no transporte de pacientes em situação de emergência, inclusive nos casos do coronavírus. Estima-se que o Estado deve economizar R$ 10 milhões ao ano nesta área.