Pavimentação asfáltica: por que tanta terra?

RESUMO DA NOTÍCIA

Por que tanta terra sendo colocada numa via que está sendo asfaltada, mesmo quando ela já parece bem compacta? São as etapas de sub-base e base, fundamentais para a durabilidade da pavimentação.
Para os moradores da Av. Carolina Rezzieri, em Castanheira, o ir e vir de máquinas, utilizadas nos serviços de preparação à pavimentação asfáltica nos últimos dias, pode levar a um questionamento: porque tanta terra sendo colocada, mesmo com a via já parecendo tão compacta?
 
“Todo asfalto é composto por cinco camadas”, lembram os manuais, sendo elas o reforço do subleito, sub-base, base, camada de regularização e revestimento. A espessura de cada camada vai depender dos itens avaliados na etapa de planejamento.
 
Contudo, duas etapas muito importantes para a qualidade do pavimento são a sub-base e a base. No momento os serviços se concentram na primeira, ou seja, na sub-base, que exige esse vai-e-vem permanente das máquinas e a colocação de muita terra.
 
“São essas etapas que fornecem uma superfície estável para suportar o novo pavimento”, destaca um trabalhador envolvido no serviço em execução, num dos poucos intervalos para tomar um café. 
 
Se a sub-base e a base não forem compactadas adequadamente, a superfície do asfalto no topo não fornecerá anos de durabilidade. No caso da Carolina Rezzieri, por ser talvez a segunda via mais movimentada no perímetro urbano, depois do trecho da BR 174 que corta a cidade, o trabalho precisa ser cuidadoso.

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