Soro de leite em pó coloca outros Estados na rota da Casterleite

Com um mix de 32 produtos derivados do leite já conhecidos em todo o Estado de Mato Grosso, o Laticínios Casterleite começa a expandir sua marca além fronteiras a partir de seu novo produto, o soro de leite em pó, que pode ser utilizado em inúmeras aplicações na indústria de alimentos, como produtos de panificação, sobremesas, sorvetes, sopas, confeitarias e na indústria animal, neste caso na fabricação de ração de alta qualidade para peixes, gado, etc. 

Quem visita o espaço construído para esta nova fase, anexo ao complexo já existente para a outra linha de produção, se impressiona com a grandiosidade das máquinas e engenhosidade do processo de fabricação, numa área que ocupa mais de 1.200 metros quadrados e que obriga a presença de profissionais qualificados numa rotina ininterrupta. 

Segundo o empresário Lenoir Maria, uma empresa de Chapecó, Santa Catarina, está utilizando a produção castanheirense para a fabricação de ração para alimentação de bezerros,  tendência crescente no mercado pela economia garantida ao produtor rural, que chega a ser de 50% em relação ao aleitamento natural, além da qualidade conferida ao rebanho, pelo equilíbrio na dosagem. 

Mesmo estando na fase inicial, a qualidade da produção local, comercializada em embalagens de 25kg, já desperta o interesse de vários mercados. Além de Santa Catarina, uma empresa do Espírito Santo está na agenda da Casterleite, podendo ser uma próxima referência de distribuição. Em termos regionais, algumas sorveterias já estão utilizando o produto. 

O que é

Na produção de queijos, o soro é descartado, pois a conservação líquida é praticamente impossível para as queijarias, tendo em vista que sofre alterações em sua composição. Daí, o processo de transformá-lo em pó, no qual as partes sólidas, que representam 4% do total, são separadas dos líquidos através de processos de centrifugação e concentração, gerando um produto concentrado, facilmente estocado e transportado.