Sínodo da IPB se reúne em Castanheira

Teve início nesta sexta-feira, 12, na Igreja Presbiteriana do Brasil em Castanheira, na Av. Gilio Rezzieri, 611, centro, uma das reuniões mais importantes da denominação, a ordinária do Sínodo Mato-grossense, constituído de 07 presbitérios.  A IPB exerce o seu governo por meio de concílios, que são assembleias constituídas de ministros e presbíteros regentes. Um deles, o Sínodo, reúne um conjunto de presbitérios, que são, por seu turno, concílios formados por no mínimo cinco igrejas locais.

Conciliares reunidos em momento de Culto...
Conciliares reunidos em momento de Culto...

Em Mato Grosso existem dois Sínodos: o Mato-grossense e o Centro América. A capital, Cuiabá, estabelece um marco divisor entre os dois, tendo igrejas locais pertencentes a presbitérios distintos, de ambos. O Novo presidente do Sínodo Mato-grossense, ao qual estão ligadas as igrejas da região noroeste do Estado, é o Reverendo Marco Serjo, pastor sênior da Igreja Presbiteriana Central, de Cuiabá.

Além de Marco Serjo, os conciliares reunidos em Castanheira escolheram, para completar a mesa, os Reverendos Manoel Seixas, vice presidente; Wanderlei Batista Freire, Secretário Executivo; Petrônio Fernandes Toledo, Tesoureiro, Wellington José Roque (Baianinho), 1º Secretário e Anderson Vilela, 2º Secretário. Os dois últimos são, respectivamente, pastores titulares das Igrejas Presbiterianas de Castanheira e Juína, pertencentes ao Presbitério Noroeste de Mato Grosso, PNMT.

Entre as competências de um Sínodo,  em reuniões ordinárias  como a que ocorre em Castanheira, estão organizar, disciplinar, fundir, dividir e dissolver presbitérios, resolver dúvidas que subam dos presbitérios, superintender a obra de evangelização, educação religiosa, trabalho das federações de sociedades internas (jovens, mulheres, etc), trabalho das instituições religiosas, educativas e sociais, no âmbito sinodal, de acordo com os padrões estabelecidos pelo Supremo Concílio, que é a instância maior da Igreja, defender os direitos, bens e privilégios da Igreja, apreciar os relatórios e examinar as Atas dos Presbitérios de sua jurisdição, entre outras.

A reunião termina neste domingo, 14. O fato de acontecer em Castanheira reveste-se de grande significado histórico para a Igreja local, conforme um dos líderes participantes. “A IPB de Castanheira se destaca entre as denominações evangélicas locais por alguns projetos que transcendem as atividades de praxe nesta cultura religiosa, como culto, escola dominical, reunião de oração e estudos bíblicos.  A Igreja tem, por exemplo, a primeira e única escola confessional do município”, destaca.