Pelo menos um novo vereador Castanheira terá nas próximas eleições. Simone Schaffel Nogueira, depois de três mandatos, está deixando a vida pública. Sem entrar no mérito de qualquer discussão, isto vai significar menos alegria na Casa de Leis da Rua Mato Grosso, no centro da cidade, pois o jeito sempre animado desta filha de Colatina, no Espírito Santo, que chegou a Castanheira em 1997, é único.
Simone tomou a decisão depois de refletir sobre o momento de sua vida e de dialogar com os filhos. Com a morte do esposo, Dr. Paulo Inácio Nogueira, em 2017, as idas e vindas de Simone entre Castanheira e Lajinha do Pancas, no Espírito Santo, se intensificaram. Filha única de Germano Schaffel e Amélia Ida Schaffel, que lá residem, entende que cuidar dos pais passou a ser uma prioridade. “Sempre procurei honrar meus pais como filha, mãe e avó”, destaca, lembrando que agora é hora de estar mais próxima deles.
Das muitas lembranças de Castanheira, Simone destaca a presença de Dona Zilda Stanguerlin, ex-prefeita e atual Secretária de Assistência Social, em sua história, pois começou a vida pública com ela, sendo diretora da Escola Municipal Castanheira e Secretária, à época, de Assistência Social, e termina com ela, pois veio para o MDB, seu último partido, por convite de Dona Zilda.
Na Agenda de agradecimentos não faltam elementos que explicam o êxito de sua história em Castanheira: a vida em família, o fortalecimento de vínculos com muitos amigos, as relações amistosas com seus companheiros de legislativo e, acima de tudo, a fé em Deus. “Sem Ele não somos nada!”, diz, sobre aquele que centraliza o pensamento cristão como sendo o originador, meio e finalizador de todas as coisas.
Por essas e outras marcas, ninguém duvida de que a continuidade da trajetória vivencial de Simone Schaffel Nogueira, agora priorizando mais a família, continuará sendo bem-sucedida. E até porque tem filhos, propriedades e empresas na região, não deixará de aparecer na terra que a recebeu como filha.
“Amo esse lugar! ”, observa Simone, referindo-se a Castanheira onde criou os filhos Germano Schaffel Nogueira, médico veterinário, Raphael Schaffel Nogueira, farmacêutico-bioquímico, ambos residindo em Juína mas com trânsito permanente em Castanheira, e Geraldo Vargas Nogueira Neto, bacharel em direito e cursando psicologia em Cuiabá. Raphael, além das lidas com a Fazenda, exerce a função de chefe de gabinete da prefeita Mabel de Fátima. Na região nasceram as três netinhas, suas joias preciosas, Valentina, Isabela e Catarina.