A Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), está fazendo um estudo sobre a possibilidade de retorno das aulas presenciais no Estado de Mato Grosso. A ideia é começar com os alunos dos 3ºs anos do ensino médio, com revezamento.
“Ainda não temos uma data definida, mas já estamos nos planejando e preparando todas as nossas organizações internas para esse retorno”, diz Marioneide Kliemaschewsk, titular da pasta da educação. Ela destaca que tudo tem que ser muito bem estruturado e com segurança, seguindo as regras apontadas no protocolo e com a anuência do gabinete de situação.
Pensando no retorno presencial, a Seduc construiu em conjunto com a SES uma nota técnica com os protocolos de segurança. Esse protocolo será enviado para todas as unidades escolares, assessorias pedagógicas e Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapros). Ele trata de todas as etapas do retorno presencial, como, por exemplo, como será o recebimento do estudante na escola, como é o fluxo dentro da escola, a necessidade do distanciamento, o uso de máscaras e demais equipamentos de proteção individual, rotinas de limpeza, entre outras.
A partir desse protocolo, a Seduc montará uma cartilha para instruir as unidades escolares a se prepararem para o momento de retorno.