Denuncia da presença de estranhos pode ter evitado roubos em Castanheira

RESUMO DA NOTÍCIA

Meliantes de Juína estariam novamente operando em Castanheira? Casos recentes podem indicar isto.
O crescente índice de violência em Juína, município polo do noroeste de Mato Grosso, historicamente respinga em Castanheira. A razão é vista por especialistas dentro de uma lógica: com o bom trabalho de repressão da Policia local, muitos elementos acabam fazendo investidas no município vizinho, há pouco mais de 40 km de distância.

Como em Castanheira praticamente “todo mundo se conhece”, como destaca um leitor do Castanheira News, quando estranhos começam a andar demais pelas ruas da cidade, as pessoas já ligam o sinal de alerta, especialmente nas redes sociais, onde as conversas correm velozmente.

Foi o que aconteceu recentemente. Três homens em atitude suspeita foram vistos andando pela cidade. Localizados pela PM, na Praça 04 de Julho, acabaram sendo liberados. Um detalhe, porém, chamou a atenção. O uso de capacetes, sem estarem com motos. 

Tempos depois desta abordagem, em uma ronda próximo ao Posto Castanheira, com a presença do SD PM Xavier e o SD PM Masksilei, os mesmos homens foram vistos com uma Moto Honda Bross Vermelha. Feita a checagem, detectou-se que o veículo tinha sido furtado em Juína, na Avenida JK, em frente do Hotel Panorama. 

Depois de "um aperto" nos suspeitos, a Policia conseguiu apurar que outra Moto, também Vermelha, produto de furto no Módulo 04, também em Juína, estava em Castanheira, conduzida por um indivíduo chamado John Erique Pacheco da Silva, vulgo Mustafá. Ao procurar pelo segundo veículo furtado em Juina, uma Guarnição da PM, conduzida pelo 2º Sargento Adair e pelo SD PM Xavier o encontrou na Rua João Brasil, abandonado. 

Na operação policial foram apreendidos e encaminhados a PJC de Juína GERS, LJGS e LSC - os dois últimos são menores, ambos tendo 15 anos – duas motocicletas, ambas vermelhas, sendo uma Honda Bros e um capacete. 

Segundo apurações, algumas residências teriam sido visitadas nas últimas semanas por ladrões. Nem todas as vítimas, contudo, fazem registro do Boletim de Ocorrência. Neste caso, fica difícil associar os crimes aos três indivíduos apreendidos e ao que conseguiu escapar da abordagem policial. Os casos, porém, levantam o alerta para que a população pacífica do município esteja alerta. 

Para muitos que acompanharam a ação da PM, o atendimento de uma denúncia e a pronta apuração pode ter evitado a ação de uma quadrilha na cidade.