A união voluntária de duas pessoas, nas condições sancionadas pelo direito, de forma a legitimar uma família, nem sempre é possível a todos os mortais. Um dos maiores impedimentos é a falta de recursos para alguns casais bancarem com as despesas da cerimônia civil. Os castanheirenses que enfrentam esse dilema, precisam marcar uma data na agenda e tomar ciência de algumas providências para realizarem o sonho do casamento.
O projeto Cartório Amigo, da Associação dos Notários e Registradores do Estado, ANOREG-MT, está em curso no município. A partir de hoje, os interessados devem procurar o Tabelionato de Notas e Registros Civil (Cartório Castanheira), na Rua Mato Grosso, 100, no centro da cidade, para se inscrever. Segundo Rodrigo Herrera de Oliveira, tabelião designado, cinco processos serão realizados, sempre no período da tarde, por ordem de chegada, até o dia 18 de julho.
O serviço será oferecido gratuitamente aos que preencherem os requisitos exigidos: apresentar identidade ou carteira de habilitação (motorista), CPF, Certificado de Nascimento em bom estado, caso for divorciado Certidão de Casamento com averbação do divórcio constando a partilha ou inexistência de bens do casamento anterior, comprovante de endereço, duas testemunhas com a mesma documentação que assinem e que não tenham grau de parentesco.
A cerimônia civil de casamento, dirigida pela juíza de paz Rosa Auxiliadora Alves Ribeiro, com registro de Rodrigo, ocorrerá no dia 10 de agosto, pontualmente às 17 horas, no espaço de convivência do Centro do Idoso, no Bairro Santa Rita, nas proximidades da Escola Municipal Castanheira.
Além do Cartório Castanheira, a Prefeitura Municipal de Castanheira é parceira do projeto. Disponibiliza o local, estará fornecendo o som e a decoração do ambiente.