Castanheira: Ação de amigos beneficia o Vale Verde com mais árvores

RESUMO DA NOTÍCIA

Pouco antes do inicio oficial da primavera 2020, três amigos visitam o Vale Verde e resolvem enriquecer o local com o plantio de mais árvores.
Antecipando-se ao início oficial da primavera 2020, nesta segunda-feira, às 17h10, duas irmãs, Dulce e Ilone Horn, e um amigo em comum, o adolescente Nallison Cardini, de 14 anos, resolveram fazer algo que está no espírito da estação que assinala o término de um inverno -  que teve mais cara de verão neste ano -  e tem como características o desabrochar das flores e a volta das chuvas: plantar árvores exatamente no dia que a chuva voltou, depois de mais 100 dias de terra seca em Castanheira. 

Como uma espécie de homenagem ao retorno das águas, celebrado intensamente ao longo da tarde, nas redes sociais, e munidos de instrumentos para fazer o plantio, Dulce, Ilone e Nallisson desenvolveram a ação no Vale Verde, espaço existente no centro da cidade que mantém pequena área verde e uma lagoa, onde pequenos peixes dividem espaço com outros animais, quase sempre visitantes. Até um filhote de jacaré já foi visto por lá.

Nallison destaca que achou muito boa a iniciativa. “Foi uma terapia e um meio de incentivar as pessoas a cuidarem do meio ambiente, enchendo a natureza de árvores e flores em lugar de retirá-las”. Com ar de menino adulto, com uma consciência não muito comum nesses tempos, nomeia as espécies de plantas acrescidas ao que já existe no local:  jambo, pitanga, coco e acerola.

A primavera, que sempre começa no dia 22 ou 23 de setembro, teve início algumas horas depois, às 10h31 do dia seguinte. Com a iniciativa desses três amigos da natureza, além de ser a estação das flores a primavera poderá no Vale ser conhecida  doravante como a estação dos frutos, pelas mudas que foram plantadas, com apoio do Viveiro Municipal.  A iniciativa também poderá despertar outros a cuidar de um lugar que, existindo no centro da cidade, remete o visitante aos tempos antigos, quando a natureza era exuberante.