Em ato de posse novo prefeito de Castanheira lembra trabalho de equipe e destaca Mabel

RESUMO DA NOTÍCIA

Novo prefeito de Castanheira, Juninho, lembra trajetória que o levou a condição de gestor.
Em solenidade restrita a uns poucos convidados, aconteceu na manhã desta sexta-feira, 1º de janeiro, no Salão de Eventos Santo Antônio, a posse do novo prefeito municipal de Castanheira, Jackson de Oliveira Rios Júnior, seu vice, Jandir Alberto Scheffler, e dos vereadores que comporão o legislativo no quadriênio 2021/2024. O evento foi dirigido por Rogério Pedro Graeff, presidente de honra, como vereador mais votado nas recentes eleições. 

Numa manhã de muitas falas, marcadas por gratidão e afirmação de esperança em relação ao novo período, mesmo com as incógnitas de momento, criadas por uma pandemia que assola a humanidade, os empossados prometeram, em suas respectivas funções, cumprir a Constituição Federal, a Constituição Estadual e a Lei Orgânica Municipal, observar as leis, desempenhar com lealdade os mandatos confiados nas eleições e trabalhar pelo progresso do município.

No momento mais aguardado entre as manifestações, a agora ex-prefeita Mabel de Fátima Milanezi Almici, com o dom reconhecido no trato com as palavras, falou do momento especial em que estava vivenciando, entregando a gestão municipal para Jackson de Oliveira Rios Júnior, o Juninho, como é conhecido o novo prefeito, que sempre viu como um filho. Sob aplausos reafirmou, mirando o novo gestor, que agora ele é o prefeito. E como em seus vários discursos ao longo de 8 anos de gestão, creditou a Deus e a equipe todo o mérito das conquistas alcançadas. 

O novo prefeito, por seu turno, que em vários momentos da solenidade mostrava-se emocionado, sob o olhar atento dos pais, Jackson de Oliveira Rios e Marinalva Prates Rios, lembrou a trajetória que culminou com a histórica gestão de 8 anos ininterruptos da prefeita Mabel, algo inédito em Castanheira. Como em vários pronunciamentos, sendo fiel a essa história, mencionou o jovem e visionário Raphael Nogueira, que em 2012 sonhou um novo projeto para Castanheira. O nome de Mabel foi definido a 19 dias do pleito. Destacou que ninguém tinha experiência em gestão pública, “mas Deus estava na frente”.

“Devo tudo a você! ”

Segundo Juninho, o convite de Mabel para que fosse seu chefe de gabinete lhe pegou de surpresa. “Resisti bastante!” Da gestão que se encerrou e da qual fez parte, destacou a determinação e o amor pela coisa pública, envolvendo em muitos casos o sacrifício da vida particular. “Foi um grande aprendizado”, disse, observando que não fizeram tudo o que planejaram, mas tudo o que foi possível. 

Depois de outras reafirmações comuns à sua trajetória, o novo gestor de Castanheira agradeceu o apoio dos vereadores, do vice, Jandir, dos servidores públicos municipais – efetivos, comissionados e contratados – por abraçarem a causa do projeto vencedor, e entenderem, desde o primeiro momento, que o município de Castanheira não é de “A” ou “B”, mas de todos. “Isto fez a diferença e vamos continuar com este foco”, ressaltou. E como era esperado, dirigindo-se diretamente a Mabel, ele que “nem nos melhores sonhos”, pensou em ser gestor municipal, ressaltou que deve tudo a Mabel de Fátima Milanezi Almici. 

Um pouco da história

Jackson de Oliveira Rios Junior (Juninho) é natural de Nortelândia, Mato Grosso, onde nasceu no dia 13 de fevereiro de 1978.

Há 20 anos reside em Castanheira, trabalhando desde pequeno nas lidas do campo com o pai, Jakson de Oliveira Rios. É filho da professora Marinalva Prates Rios, pai de Davi Rios e irmão de Ana Paula e Fernanda. 

Concluiu Ensino Fundamental na Escola Estadual Maria Quitéria e atuou na administração pública durante os oito anos do mandato da prefeita Mabel de Fatima Milanezi Almici (2013/2020), como Chefe de Gabinete, só deixando a função para concorrer às eleições de 2020, tendo sido eleito, com seu vice, Jandir Schaffler, com 3.158 votos. 

Cristão, vê como prioridades de vida a fé em Deus, a produtividade gerada pelo trabalho honesto, dedicado e em equipe. Define Castanheira como terra do coração e lugar de oportunidades. 

Autoridades

Além dos mencionados, compareceram ao ato de posse do prefeito e vereadores Alex Fontes Meira e Silva, tenente coronel PM; Edson Marcos, pastor da Igreja Batista, representando a comunidade evangélica; Carlos F. Moraes, Delegado Regional de Polícia; Leonir Chaves, o Léo, presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios de Mato Grosso, SINDILAT; representantes de entidades municipais e os secretários da nova gestão. 

Fotos: Henrique Sucupira