Festas? Viagem de final de ano? Pelo menos para a prefeita de Castanheira, Mabel de Fátima Milanezi Almici e seu ex-chefe de gabinete, Jakson de Oliveira Rios Júnior, eleito prefeito nas eleições de 15 de novembro, isto está longe de acontecer. “O período é de muito trabalho”, diz Juninho, como é conhecido o futuro chefe do executivo, que trabalha como voluntário no período de transição.
Cumprindo uma extensa agenda de trabalho na capital do Estado a partir desta segunda-feira, 21, Mabel e Juninho estiveram na vice governadoria, reunidos com o vice governador, Otaviano Piveta.
O principal assunto do encontro foi a inclusão do município no programa do governo do Estado que prevê a construção de 5 mil pontes e aquisição de equipamentos rodoviários, materiais de insumos destinados à execução de obras de infraestrutura em Mato Grosso.
O programa em questão, prevê a construção de pontes de bueiro metálico, vigas e aduelas de concreto de até 18 metros, substituindo as de madeira, além da construção de 62 pontes de concreto de médio e grande porte, totalizando 5 mil, e a compra de 175 equipamentos para manutenção de estradas, em parceria com os consórcios municipais e associações.
O projeto que deve contemplar benefícios em Castanheira e todos os municípios do Estado, resulta de um empréstimo de R$ 550 milhões firmado com a Caixa Econômica Federal, com aprovação da Assembleia Legislativa, através do FINISA, Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público.
Segundo Juninho, assim que o contrato foi assinado pelo governador Mauro Mendes, em setembro último, a Prefeitura Municipal de Castanheira já começou a se mobilizar para definir prioridades. Lembra que além deste programa, já existe na agenda de futuro do município um projeto que visa a substituição gradativa das pequenas pontes de madeira por estruturas de concreto, na modalidade tubular.