Na próxima segunda, 14, Câmara Municipal de Castanheira encerra oficialmente os trabalhos legislativos, com confraternização envolvendo funcionários, integrantes da atual composição da Casa e os três novos eleitos.
Internamente, porém, alguns trabalhos continuam. Também internamente devem continuar as conversas visando a nova composição da mesa. São fortes referências a experiência de quem já está na Casa e a representação partidária. Neste caso, os candidatos mais prováveis à presidência para o próximo ano legislativo são os parlamentares do MDB e PSD, partidos com maior representação: 03 cada.
Com o clima tranquilo das eleições deste ano, devido a candidatura única ao executivo pela primeira vez, depois do pleito para a Câmara a outra grande expectativa para os que gostam de política é a escolha do secretariado do futuro prefeito da cidade.
Uma composição tem sido publicada em alguns grupos de WhatsApp. Não se sabe a autoria. Se confirmada, a leitura que se faz é que não haverá novidade no novo secretariado, uma vez que os nomes que correm de boca em boca são ou de integrantes da atual equipe de governo, que neste caso seriam mantidos a frente de algumas Secretarias, ou de pessoas que fazem ou fizeram parte da atual gestão. Juninho, o novo prefeito, contudo, tem declarado que nada está definido. É esperar para ver.
Voltando ao tema “escolha”, também circulou em grupos de whatss áudio de integrante partidário da coligação "Castanheira não pode parar" defendendo aquilo que em política se chama de “loteamento” de cargos. O Castanheira News só faz o registro porque o assunto é de domínio público. Por ocasião da publicação, as reações - algumas veementes - foram negativas a proposta.
Independentemente dos movimentos em curso nos bastidores, o que todos precisam lembrar é que faz parte da boa prática de governança, as reformas nas pastas que sustentam a gestão pública. Alguns gestores lançam mão da estratégia com bastante frequência, até mesmo durante a gestão. Assim, quem é escolhido, deve ver isto como uma possibilidade. Ou seja, se acontecer, faz parte do script.