Juraci do Indea e sua Motorhome: a história de uma paixão

RESUMO DA NOTÍCIA

Uma casa sobre rodas. Esse um capítulo importante na história do funcionário do Indea-Castanheira Juraci Fernandes Miranda.
Numa cidade pequena como Castanheira, os cidadãos que gostam de opções diferenciadas de esporte, lazer ou entretenimento ficam em evidencia. Se o Gelsão da Serraria e o Marcos “Tu” Rogério chamam a atenção, por exemplo, pelo amor ao trike, Juraci Fernandes Miranda, 36, é um apaixonado por motorhomes, uma espécie de casa adaptada em ônibus ou veículos no formato de furgão. 

Como cada história tem seu início, gosta falar de como tudo começou. “A cerca de 15 anos comecei a me interessar por trailler’s e motorhomes em conversas com amigos. Algum tempo depois, um casal de Juruena cruzou por Castanheira a bordo de um motorhome e então pude conhecer o interior do veículo, ou seja, ver uma casa dentro de um ônibus”, relata. Começava ali o desejo de adquirir uma Kombi ou Van, dois modelos que sempre apreciou, para construir o seu próprio espaço.

“Gratificante!”

“Em 2018 comprei uma Van, tendo minha primeira experiência”, conta, revelando que inseriu no interior do veículo um colchão e uma caixa com itens de cozinha e mantimentos e se colocou na estrada. Com o filho Álvaro, dormiu em balneários, posto de combustível e na beira de rios. “Foi algo muito gratificante!”, diz.  Na temporada de férias de final de ano daquele ano já tinha adaptado alguns móveis, num espaço para sala de estar, para quatro pessoas, e para dormir, claro, inserindo um colchão. 

Para entrar em definitivo num cenário que ganha cada vez mais adeptos no país, Juraci avançou no seu projeto de construção. Em 2020 construiu a maioria dos móveis, seguindo conceitos de um novo layout. São baús de mantimento, guarda-roupa, pia para lavar louças, além do móvel mais mportante: o banco com três lugares para viagem, que se transforma em cama-casal para os pernoites.

Perseverante na busca de seu sonho pessoal, destaca que para chegar onde chegou pesquisou muito, assistiu vídeos e começou a participar de diversos grupos de whatsapp e facebook de pessoas envolvidas com o assunto. “No facebook é onde sou mais ativo, participando das trocas de experiências sobre viagens e processos de montagem de veículos”, diz, destacando entre esses grupos o “Construindo Motorhome”.

Em Alta

O seguimento de campistas que se utilizam de motorhomes está em alta no país, sendo mais forte nas regiões sul e sudeste. “Lá estão a maioria das fábricas montadoras de motor casa e trailers, tais como itu Trailler, Vettura Motorhomes e Dias Motorhomes”, pontua.

Avanço

Juraci destaca que por conta deste interesse crescente no país, as pessoas que trabalham com montagens amadoras, como ele, começaram a ter a vida mais facilitada. Informa que era muito burocrático documentar um veículo como motor casa. No ano passado, uma resolução foi aprovada para facilitar o processo, com menos burocracia e custos mais baixos. 

Apoio

O apoio da família é fundamental para este paranaense de Goio-Êre, filho dos agropecuaristas Jurandir e Maria José, estabelecidos em Juína. É casado com a professora Faline Ferreira, tem dois filhos e se estabeleceu no município em 2006, onde chegou para atuar inicialmente como técnico na EMPAER (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural). Hoje é agente fiscal no INDEA (Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso).

Para entender

Nomenclaturas usadas para descrever os veículos de recreação do setor de campista:
 
Camper Van - veículo pequeno porte contendo geralmente cama, armários, frigobar e fogareiro. Não possui mudanças estruturais no carro. Mais comuns são as vans e as kombis.
 
Motor Casa - Veículo de médio a grande porte, contendo itens básicos de uma casa. Geralmente há mudanças estruturais do veículo. mais comum estão no chassis de micro ônibus, caminhão F4000 e ônibus.
 
Trailler home - Termo usado para os reboques que possuem os itens residenciais em seu interior.