Castanheira perdeu nesta terça-feira, 27, mais um de seus pioneiros. Morreu no Hospital São Lucas, em Juína, onde encontrava-se na UTI, devido a um AVC, o produtor rural Jabim Miranda Rios. Ele tinha 88 anos e era casado com Silomita Rios de Miranda, mais conhecida por “Nona”.
Natural de Várzea do Poço, Bahia, filho de Josefa e João Crisóstomo, Jabim era de uma família de oito irmãos. Chegou a Castanheira no ano de criação do município, 1988, procedente de Araputanga, primeira referência de seu núcleo familiar, composto de seis filhos, quinze netos e oito bisnetos.
Cristão praticante, membro da Igreja Presbiteriana do Brasil, sendo um dos pioneiros da denominação em Castanheira, construiu parte de sua história no Sitio Siloé, na linha fontanillas, na proximidades do Rio 7 de Setembro, a 3 quilômetros da cidade.
Falando sobre o tio, Iran Rios destaca o fato de Jabim e outros quatro irmãos casarem-se com cinco primos, também irmãos, todos Rios. Os residentes em Castanheira formam uma de suas famílias mais tradicionais.
Na noite desta terça – às 19h30 – um primeiro Culto de Gratidão pela vida do pioneiro acontece na Igreja Presbiteriana do Brasil, na Rua Gilio Rezieri, 611, centro. Nesta quarta, 28, às 09h00, outra cerimônia religiosa está programada, no mesmo local. Em seguida, ocorre o sepultamento, no Cemitério Bom Jesus.
(Com informações de Iran Rios)